Com apoio do Estado, Tibagi fortalece o turismo e registra aumento de visitantes
De acordo com o relatório do Centro de Atendimento ao Turista (CAT), o número de atendimentos passou de 1.249 em 2024 para 3.391 em 2025, um crescimento de 171%
Publicado: 16/01/2026, 14:47

O turismo em Tibagi apresentou crescimento ao longo de 2025, consolidando o município como um dos principais destinos turísticos dos Campos Gerais. Dados da Secretaria Municipal de Turismo apontam aumento expressivo no atendimento ao turista, maior fluxo de visitantes no Parque Estadual do Guartelá e um avanço importante na participação da própria população de Tibagi no turismo local.
De acordo com o relatório do Centro de Atendimento ao Turista (CAT), o número de atendimentos passou de 1.249 em 2024 para 3.391 em 2025, um crescimento de 171%. A média mensal mais que dobrou, saindo de 104 atendimentos por mês em 2024 para 237 em 2025, refletindo o fortalecimento das ações de divulgação, organização e estruturação do turismo no município.

Outro dado positivo é o aumento da visitação ao Parque Estadual do Guartelá, principal atrativo turístico da cidade. Em 2024, o parque recebeu 22.639 visitantes, número que subiu para 24.583 em 2025, representando um crescimento de aproximadamente 8,6%. O avanço reforça a consolidação do parque como referência estadual em turismo de natureza e ecoturismo.
Um dos destaques do levantamento é o crescimento do número de tibagianos visitando o próprio parque. Em 2024, pouco mais de 600 moradores de Tibagi visitaram o Guartelá. Em 2025, esse número saltou para cerca de 1.900 visitantes locais, um crescimento superior a 200%. O dado demonstra maior valorização do turismo local pela própria população e fortalecimento do sentimento de pertencimento.
Para o prefeito Rildo Leonardi, os números refletem o resultado de um trabalho planejado e integrado. Segundo ele, o crescimento do turismo impacta diretamente no desenvolvimento econômico do município. “O turismo é uma área estratégica para Tibagi. Esses números mostram que estamos no caminho certo, com planejamento, organização e parcerias. O crescimento da visitação, especialmente com a participação dos próprios tibagianos, demonstra que a cidade está reconhecendo o seu potencial e que isso gera emprego, renda e desenvolvimento para todos”, destacou o prefeito.
A secretária municipal de Turismo, Kellin Ramos, ressalta que os resultados são fruto de ações contínuas de fortalecimento da política pública de turismo. “O aumento no atendimento do CAT e na visitação ao Parque do Guartelá mostra que o turista está buscando mais informações e vivenciando Tibagi de forma mais completa. O crescimento do número de moradores no parque é um dado muito simbólico, porque indica que o turismo também está sendo vivido pela nossa população”, afirmou.
A tesoureira da Artesanato Tibagiano, Conceição Aparecida Monteiro (AAITI), destaca que o crescimento do turismo refletiu diretamente nas vendas do artesanato local. “Posso dizer, sem sombra de dúvidas, que a melhora nas vendas de 2025, comparadas com 2024, do início ao final do ano, passou de 300%. Também mais que triplicou o número de visitantes depois que a loja mudou para o Centro Comercial de Tibagi. Iniciamos 2025 com um total de vendas de R$ 1.579,55, ainda na antiga loja, e fechamos o ano, já no novo endereço, com um total de R$ 8.361,40. Para 2026, a expectativa é melhorar ainda mais as vendas, com projetos que estão em estudo e que pretendemos colocar em prática ao longo do ano”, afirmou.
Os relatórios também apontam que a maior parte dos visitantes vem de cidades do Paraná, especialmente da região dos Campos Gerais, além da capital e região metropolitana, ampliando o alcance regional do turismo.
Tibagi segue o ritmo do Paraná, segundo o secretário de Estado do Turismo, Leonaldo Paranhos, o estado bateu recordes importantes, como o maior número de turistas internacionais já registrado, ultrapassando a marca de um milhão de visitantes estrangeiros. Além disso, o Paraná também alcançou o maior volume de turistas brasileiros de sua história.
A Prefeitura de Tibagi, em parceria com o Governo do Estado, segue investindo em planejamento, promoção do destino, qualificação do atendimento e valorização dos atrativos naturais e culturais, com o objetivo de garantir crescimento sustentável e benefícios diretos à população.

O calendário de evento de 2026 á está sendo preparado como festas tradicionais, pedaladas, caminhadas na natureza e programações especiais. Também, já temos a data para o nosso Carnaval, que acontece de 13 a 16 de fevereiro, e promete trazer ainda mais pessoas para a nossa cidade.
RESUMO
Crescimento expressivo: O atendimento ao turista saltou 171% em 2025, enquanto a visitação ao Parque Estadual do Guartelá cresceu 8,6%, consolidando a cidade como destino de ecoturismo.
Engajamento local e vendas: O número de moradores de Tibagi que visitaram o parque subiu mais de 200%, e o artesanato local registrou um aumento de vendas superior a 300% após a mudança para o Centro Comercial.
Perspectivas para 2026: Com o apoio do Governo do Estado, o município planeja um calendário repleto de eventos, incluindo pedaladas e o Carnaval, visando manter o ritmo de crescimento econômico e sustentável.
Com informações da assessoria de imprensa.




















