Denilson Baitala discute estratégias para iniciar mutirão de cirurgias eletivas em Guarapuava
Foram debatidas principalmente as demandas reprimidas nas áreas de oftalmologia, otorrino e ortopedia, que concentram o maior número de pacientes aguardando procedimentos
Publicado: 13/01/2026, 16:19

O prefeito de Guarapuava, Denilson Baitala, juntamente com os secretários Guto Klosowski da pasta da Saúde, o secretário de Finanças Luciano Crotti e o deputado estadual Artagão Júnior, se reuniram com o secretário do Estado de Saúde Beto Preto, para discutir sobre as filas de espera por cirurgias eletivas em diversas especialidades em Guarapuava.
Durante o encontro, foram abordadas principalmente as demandas reprimidas nas áreas de oftalmologia, otorrino e ortopedia, que concentram o maior número de pacientes aguardando procedimentos.
Atualmente, estima-se que 14 mil pessoas estejam aguardando na fila por consultas de especialidades, pacientes que aguardam há meses e até mesmo há anos , por esses atendimentos, destas, 4 mil pessoas aguardam para atendimento especializado com oftalmologista, fila que deve ser zerada já nos próximos meses, com o inicio dos atendimentos ainda neste mês de janeiro. A preocupação central da reunião foi encontrar estratégias para reduzir o tempo de espera e garantir atendimento à população que aguarda há meses por cirurgias.
Durante o encontro, o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, destacou que a reunião marca o início de um novo encaminhamento para acelerar os atendimentos em Guarapuava. “ A primeira especialidade atendida será a oftalmologia. Nos próximos 15 dias, o secretário Guto, junto com a direção da 5ª Regional de Saúde vão fazer uma filtragem de todos os pacientes da oftalmologia e nós vamos distribuí-los tanto nos prestadores da cidade quanto em outros prestadores da região metropolitana ou de Curitiba, no sentido de zerar a fila da oftalmologia. Esse será o primeiro passo ainda neste mês de janeiro. A partir da primeira semana de fevereiro, começam as outras especialidades. Isso faz parte do nosso programa Opera Paraná 3.0.”
O secretário municipal de Saúde, Guto Klosowski, reforçou o compromisso do município em ampliar o acesso da população às cirurgias eletivas e destacou a importância da parceria com o Governo do Estado. “Nosso foco é ampliar o acesso da população às cirurgias eletivas e reduzir filas que se acumulam há anos. Estamos dialogando com o Governo do Estado para construir soluções conjuntas, com apoio técnico e financeiro, que nos permitam fazer mais cirurgias, com qualidade, organização e respeito às pessoas que aguardam por esses procedimentos.”
A diretora da 5ª Regional de Saúde, Renata Araújo, explicou que um dos principais encaminhamentos definidos foi a requalificação da fila de espera, para garantir dados atualizados e maior eficiência no atendimento. “A reunião de hoje teve como objetivo entender como estão, de fato, as filas de cirurgias eletivas do município de Guarapuava. Vamos realizar um esforço conjunto para requalificar essa fila, verificando se os pacientes ainda necessitam do procedimento ou se já realizaram a cirurgia por outros meios. Essa requalificação é fundamental para que tenhamos uma fila real, organizada e atualizada. A 5ª Regional de Saúde vai atuar em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, recebendo essas informações, realizando a marcação no sistema estadual e dando todo o suporte necessário para o encaminhamento dos pacientes aos hospitais contratualizados, tanto de Guarapuava quanto da região e do Estado.”
O deputado estadual Artagão Júnior ressaltou que a reunião com o secretário de Estado da Saúde foi produtiva e resultou na construção de uma parceria definitiva para enfrentar as filas da saúde em Guarapuava. “A reunião de hoje com o secretário Beto Preto foi muito produtiva. Construímos uma solução de parceria definitiva no sentido de zerarmos as filas da saúde em Guarapuava, tanto na realização de exames quanto de cirurgias, iniciando pela oftalmologia e, de forma gradativa, avançando para as demais especialidades. Uma parte significativa desses atendimentos será absorvida pelos prestadores da cidade. Aquilo que não for possível resolver em Guarapuava, vamos garantir atendimento em outras estruturas de saúde do Estado do Paraná, porque a doença tem pressa e a solução não pode esperar.”
O prefeito de Guarapuava, Denilson Baitala, destacou que a união entre município e Estado é essencial para garantir resultados concretos na saúde pública. “Essa parceria com o Governo do Estado representa um avanço importante para a saúde de Guarapuava. Nosso compromisso é enfrentar as filas de cirurgias eletivas com responsabilidade e planejamento, começando pela oftalmologia e avançando gradativamente para outras especialidades. Estamos trabalhando para garantir que a população tenha acesso mais rápido aos procedimentos, com organização, qualidade e respeito a quem espera há tanto tempo por atendimento.”
Durante a agenda em Curitiba, foi discutida ainda a liberação de um aparelho de raio-X, que já foi garantido pelo Estado. A definição da unidade que receberá o equipamento dependerá de uma análise técnica da estrutura, mas, segundo os gestores, o mais importante é que o recurso está assegurado.
RESUMO
Mutirão de cirurgias: A Prefeitura de Guarapuava e o Governo do Estado firmaram uma parceria para zerar a fila de 14 mil pessoas que aguardam consultas e cirurgias eletivas, começando pela oftalmologia ainda em janeiro.
Estratégia de atendimento: O plano inclui a "limpeza" e atualização das listas de espera e o encaminhamento de pacientes para prestadores de serviços na própria cidade, na região metropolitana ou em Curitiba através do programa Opera Paraná 3.0.
Ampliação das especialidades: Após o início dos atendimentos oftalmológicos, o projeto avançará em fevereiro para as áreas de ortopedia e otorrinolaringologia, além de garantir a chegada de um novo aparelho de raio-X para o município.
Com informações da assessoria de imprensa.




















