Prefeitura inaugura Centro Comunitário em Telêmaco Borba
O Centro Comunitário, que fica anexo à quadra o bairro, com entrada na rua Mercúrio, recebeu salão Social com área principal ampla, cozinha, depósito/dispensa e sanitários
Publicado: 18/11/2025, 18:07

A Prefeitura Municipal de Telêmaco Borba realizou na tarde de segunda-feira (17) a inauguração do Centro Comunitário do bairro Cem Casas, que faz uma justa homenagem a um dos pioneiros do bairro, o saudoso Sebastião Soares Pinheiro.
O Centro Comunitário, que fica anexo à quadra o bairro, com entrada na rua Mercúrio, recebeu salão Social com área principal ampla, cozinha, depósito/dispensa e sanitários, sendo quatro cabines padrão e uma Cabine P.N.E. (Acessível), além de área de lavatórios, piso cerâmico, pia e bancada em granito, além de portas, forro, iluminação interna e externa, dentre outras benfeitorias.
Um dos netos de Sebastião, Henrique Pinheiro Simões, representou a família do homenageado em sua fala. Ele lembrou da trajetória de trabalho e fé, que tornaram seu avô uma referência no bairro, sempre ajudando a todos. “Seu legado de fé e bondade ficará eternizado. Agradeço de coração a todos que tornaram essa homenagem possível. Que esse local seja um espaço de respeito, união e solidariedade, assim como foi a sua vida”, afirmou.
A prefeita Rita Araújo fez uma menção especial à esposa de Sebastião, dona Sebastiana Lemes Pinheiro, a quem ela havia pedido, em outra ocasião, um abraço maternal e que ela lhe desse a benção. “Que bom que vocês vieram compartilhar com os familiares do Seu Sebastião esse momento especial. Eu me emocionei muito com a visita de vocês na sexta-feira passada, quando falei que morria de saudades de um abraço e de um ‘Deus abençoe’ e pedi que a senhora me abençoasse. Hoje as Cem Casas recebe mais uma obra, que eterniza o nome do seu Sebastião, um homem que desbravou esse chão”, declarou.

O vice-prefeito, Jefferson Abreu, que mora há décadas nas Cem Casas comemorou a inauguração do Centro Comunitário e elogiou as conquistas que o bairro teve nos últimos anos. “Eu sei da expectativa do povo de ter esse Centro Comunitário. Há tempos tentávamos verbas para essa obra. E em fevereiro do ano passado, viemos aqui vimos um prédio deteriorado. Conversamos com os secretários Paulinho e Nando, e em maio do mesmo ano já nos apresentaram um projeto. Em novembro do ano passado começou a construção e um ano depois essa obra está sendo entregue”, recordou.
A vereadora Elis Saldivar foi a idealizadora da homenagem e representou a Câmara em seu discurso. Ela, que também é moradora das Cem Casas, relembrou do legado do casal Sebastião e Sebastiana para a comunidade. “Que homenagem linda. Seu Sebastião e dona Sebastiana, separados somente por uma vogal. Uma vida de companheirismo, com 65 anos de casado. Ele nos deixou um legado de um coração bondoso, acolhedor, um romeiro, que nunca negou ajuda a ninguém. Além da sua família, com filhos, netos, bisnetos e tataraneto, ainda muita gente se sentia filho do Seu Sebastião. Ele deixou um legado de fé, amor, perseverança e principalmente, que o bem sempre permanece”, destacou Elis. Os vereadores Marco Antonio Almeida e Miltinho Machado também usaram a palavra e enalteceram Sebastião.
A presidente da Associação de Moradores das Cem Casas, Simone Jacumasso, em seu discurso agradeceu a prefeita e o vice-prefeito e também os responsáveis pela construção do Centro Comunitário. “Como representante da comunidade, estou muito feliz de ver este sonho se tornar realidade. Esse espaço representa união, solidariedade e cuidado com as pessoas. Que ele seja um lugar abençoado e de felicidade para todos. Obrigado a todos que tornaram esse sonho possível”, finalizou.

HOMENAGEADO - Sebastião Soares Pinheiro nasceu em 23 de novembro de 1935, na cidade de Ventania, Paraná, em uma família simples, filho de Dalvino Soares Corrêa e Berberina da Luz Pinheiro.
Em 1959, mudou-se para Telêmaco Borba com o propósito de trabalhar na fábrica da Klabin. Nos primeiros anos na cidade, morou no bairro Socomin e, posteriormente, no centro, próximo ao bonde aéreo. Foi nesse período que conquistou emprego na Mineradora Monte Alegre, empresa prestadora de serviços para a Klabin, onde trabalhou por 16 anos.
Durante o tempo em que atuou na mineradora, viveu também no bairro Cem Casas, quando o local ainda preservava suas tradicionais 100 residências, marcando uma fase importante de sua vida e da história de Telêmaco Borba. Ali, fez muitas amizades e construiu laços que permaneceriam por toda a vida.
Na Mineradora Monte Alegre, seu espírito de equipe e entusiasmo pelo esporte o levaram a se tornar técnico do time da empresa, o Ouro Preto, que reunia trabalhadores e amigos em partidas animadas. Apaixonado por futebol, era santista de coração e grande admirador de Pelé, seu ídolo e inspiração nos campos.
Após 16 anos de trabalho, aposentou-se em 1980, mudando-se novamente para o bairro Cem Casas, onde permaneceu pelos 40 anos seguintes, até o fim da vida.
Homem de fé profunda e coração generoso, Seu Sebastião sempre se destacou por sua dedicação à comunidade. Atuou como líder voluntário na Igreja Católica por 17 anos, incentivando a espiritualidade e o amor ao próximo. Foi também o grande idealizador e organizador de 40 romarias consecutivas à cidade de Aparecida (SP), conduzindo excursões anuais com mais de 100 pessoas, fortalecendo a devoção e a união dos fiéis.
Casado por 65 anos com Sebastiana Lemes Pinheiro, construiu uma linda família, sendo pai de 9 filhos, avô de 28 netos, bisavô de 22 bisnetos e tataravô de 1 tataraneto.
Pessoa de fácil convívio, simples e generosa, estava sempre pronto a ajudar quem o procurava — nunca dizia não a quem precisava. Foi exemplo de esposo, pai, avô e bisavô, deixando marcas profundas de amor e gratidão em todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo.
Com fé, honestidade e humildade, Sebastião Soares Pinheiro, o querido “Vô Bastião”, construiu um legado de vida e fé. Faleceu em 04 de abril de 2021, deixando saudades eternas e o exemplo luminoso de uma vida guiada pelo trabalho, pela família e pela devoção a Deus.
Com informações da assessoria de imprensa.





















