Fadel celebra lei que oficializa Carambeí como a Capital Estadual das Tortas
Título é uma das ações desenvolvidas para impulsionar o turismo nos Campos Gerais.
Publicado: 11/09/2025, 19:52

Tradição e sabor servidos à mesa em forma de tortas. Foi com as delícias produzidas em Carambeí que autoridades, confeiteiros, empresários e representantes dos setores turístico e cultural celebraram nesta quinta-feira (11) o reconhecimento do município como a Capital Estadual das Tortas. A oficialização do título foi conquistada com a aprovação da Lei Estadual nº 22.534/2005 de autoria do deputado estadual Moacyr Fadel (PSD), 3º vice-presidente da Assembleia Legislativa do Paraná.
“Eu acredito no grande potencial que os Campos Gerais tem para o turismo, em todas as suas formas, e Carambeí tem papel central no desenvolvimento regional do setor. Essa lei é uma das muitas ações que estamos desenvolvendo para mostrar os Campos Gerais para o Paraná e para o Brasil”, afirma Fadel. Segundo o parlamentar, a nova legislação “reforça a tradição local, consolida a vocação gastronômica do município e cria uma identidade turística exclusiva”.
"Isso que está acontecendo aqui vem consolidar o que estava escrito na nossa história. Carambeí é conhecida em todo o país como a cidade das tortas e isso é um orgulho muito grande. Fica o meu agradecimento, Moacyr, pelo trabalho que você tem feito por Carambeí e pelos Campos Gerais", disse a prefeita Elisangela Pedroso.
"Esse é mais um passo para o nosso grande projeto regional. São 7 municípios juntos com o terceiro maior potencial turístico do Paraná e menos de 10% disso é aproveitado. Quem vem para a nossa região tem que vir a Carambeí comer torta e visitar o Parque Histórico", afirmou o prefeito de Castro, Reinaldo Cardoso.
O presidente da Associação de Produtores de Tortas de Carambeí, Paulo Los, ressaltou que "a lei complementa o trabalho iniciado há mais de um ano que reuniu os principais produtores na busca desse selo de qualidade que é a Indicação Geográfica".
Conhecida por sua herança cultural holandesa e pela hospitalidade de sua gente, Carambeí se tornou referência no preparo de tortas. Uma tradição gastronômica que começou na casa dos imigrantes, se espalhou pela cidade e se transformou em fonte de renda.