Estado investe em computadores para melhorar assistência em saúde em Telêmaco
Mais de 900 equipamentos de informática estão sendo entregues a hospitais e unidades da Secretaria de Estado da Saúde
Publicado: 12/08/2025, 17:03

Mais de 900 equipamentos de informática estão sendo entregues a hospitais e unidades da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), administradas pela Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Paraná (Funeas). O investimento do Governo do Estado, de mais de R$ 3,2 milhões, busca modernizar a infraestrutura tecnológica e agilizar o atendimento aos pacientes em diversas regiões.
Serão distribuídos 500 monitores, 300 computadores completos e outros 190 desktops, resultando em estações de trabalho mais modernas. A entrega, feita por etapas, deve ser finalizada em até 60 dias.
“Esse investimento representa muito mais do que a entrega de equipamentos. É um passo concreto para modernizar a rede estadual de saúde, garantindo que nossos profissionais tenham melhores condições de trabalho e que os pacientes sejam atendidos com mais agilidade e qualidade”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
Nos hospitais, os equipamentos de informática são usados em tarefas como gerenciamento de registros de pacientes, agendamento de consultas, monitoramento de sinais vitais, auxílio em cirurgias, análises de exames e diagnósticos por imagem. Sistemas de informação hospitalar e ferramentas de análise de dados também dependem dessa estrutura, tornando os processos mais rápidos e seguros.
As entregas contemplam os hospitais Regionais do Litoral, do Sudoeste Walter Alberto Pecoits, Infantil Monastier, de Guaraqueçaba, do Norte Pioneiro, do Centro-Oeste, de Ivaiporã e de Telêmaco Borba.
Em Londrina, no Norte do Paraná, os hospitais Zona Norte e Zona Sul, também receberão os novos equipamentos, além dos hospitais Adauto Botelho, situado em Pinhais, e Dermatologia Sanitária, em Piraquara, ambos na Região Metropolitana de Curitiba.
O Centro de Produção e Pesquisas de Imunobiológicos (CPPI) e a Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP) também estão na lista.
“Com estas aquisições, poderemos somar aos equipamentos já existentes nas unidades para agilizar o atendimento, assegurando a qualidade e segurança da informação nos processos internos que acontecem diariamente”, complementou o diretor-presidente da Funeas, Geraldo Biesek.
Com informações: AEN.