Frísia presenteia Carambeí com roda-gigante de 22 metros em centenário
Cooperativa reconhece importância do município na celebração de seus 100 anos
Publicado: 04/08/2025, 16:50

A Frísia Cooperativa Agroindustrial presenteou a cidade de Carambeí com uma roda-gigante de 22 metros e um novo moinho para o Museu Parque Histórico de Carambeí. A cooperativa está celebrando o seu centenário em uma agenda de festividades no município com objetivo de valorizar cooperados, clientes e moradores da cidade.
Em anúncio conjunto pelo perfil do Instagram de Elisangela Pedroso, prefeita de Carambeí, o presidente da cooperativa Geraldo Slob entregou o primeiro 'presente' para a cidade: uma roda-gigante com mais de vinte metros, aberto ao público, com entrada de 1kg de alimento ou uma peça de roupa em bom estado para ser entregue às entidades do município. A abertura oficial do novo atrativo turístico da cidade será no dia 5 de agosto.
Além deste, o presidente da Frísia anunciou a construção de um novo moinho para o parque histórico, substituindo o antigo moinho da Praça 4 de Abril por uma nova estrutura moderna e simbólica que preserva e revive as memórias da identidade de Carambeí. Segundo Slob, esses gestos são em reconhecimento da história que a cidade e a cooperativa construíram juntas, "São dois grandes atos que a Cooperativa faz pela cidade. Muitas vezes, Frísia é sinônimo de Carambeí, assim como Carambeí é um sinônimo de Frísia.", afirma o presidente.
CENTENÁRIO - Em fevereiro, aconteceu o lançamento do livro “Histórias que contam a história”. A obra é composta por 100 crônicas que contam os momentos importantes, inspiradores e fundamentais da história da Frísia. Foi inaugurada ainda a “Galeria dos Presidentes”, para eternizar os diretores-presidentes do Conselho de Administração ao longo dos 100 anos, e levadas exposições aos entrepostos.
As comemorações continuaram ao longo dos meses. Entre elas, uma exposição primeiramente no Palácio Iguaçu - sede do governo do Paraná - e, depois, no Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR/PR); e o lançamento da ‘Corrida e Caminhada 100 Anos Frísia’. O evento esportivo acontecerá no dia 24 de agosto, com pontos de largada e chegada no Parque Histórico de Carambeí.
SOBRE A FRÍSIA - Em 1954, surgiu a Cooperativa Central de Laticínios do Paraná Ltda. (CCLPL) e a marca Batavo foi incorporada à CCLPL para industrialização de produtos para o varejo. Já em 1997, a CCLPL transformou-se na Batávia S.A e, em 2007, foi totalmente incorporada por outra empresa do setor. No ano de 2011, a cooperativa retornou à industrialização, com a produção dos seus cooperados. Foi inaugurada a Central de Processamento de Leite Frísia. Em agosto de 2015, a Batavo Cooperativa Agroindustrial decide mudar sua denominação social para Frísia Cooperativa Agroindustrial. Em 2016, almejando novas fronteiras, a Frísia concretiza seu plano de expansão, inaugurando seu primeiro entreposto fora do estado de origem, localizado em Tocantins.
Com informações da assessoria da Frísia Cooperativa Agroindustrial.