Escolas e CMEIs de Palmeira recebem ação contra o 'Aedes aegypti'
O objetivo é diminuir o número de casos de Dengue e outras Arboviroses como Zika Vírus e Chikungunya
Publicado: 26/07/2025, 14:50

As secretarias de Saúde e de Educação de Palmeira realizaram um trabalho conjunto visando a diminuição e proliferação do mosquito Aedes aegypti. O trabalho consistiu na Borrifação Residual Intradomiciliar (BRI) em Escolas e CMEI’s do município.
A ação utiliza uma nova tecnologia proposta pelo Governo Federal, onde um inseticida fornecido pelo Ministério da Saúde é aplicado pela equipe de Agentes de Endemias em áreas internas de imóveis considerados especiais em áreas urbanas.
O objetivo dessa aplicação é eliminar o mosquito Aedes aegypti em sua forma adulta/alada após contato com o resíduo. Segundo as autoridades do Ministério da Saúde, esse método é seguro e vem se destacando por ajudar a diminuir o número de casos de Dengue e outras Arboviroses como Zika Vírus e Chikungunya em municípios que já utilizam esta metodologia. O inseticida tem ação residual em ambiente interno por um período de 120 dias.
Segundo o coordenador do Programa Municipal de combate à Endemias, Jean Carlo das Almas, “A Secretaria de Saúde vai continuar realizando este procedimento em outros Imóveis considerados especiais conforme nota técnica do Ministério da Saúde, e entrará em contato com os responsáveis pelos locais para programação das futuras aplicações”.
Os CMEIS que receberam a aplicação de BRI foram: CMEI Vereador Rubens Borkoski, CMEI Cristo Rei, CMEI Prof. Alderico Viante, CMEI Recanto dos Pequeninos e CMEI Vereador Sebastião Sanson.
As Escolas que receberam a aplicação do BRI foram: Escola Municipal Gabriel Prestes, Escola Municipal Prof. Eurides Teixeira de Oliveira e Escola Municipal Integrada.
Com informações: Isso Lhe Interessa.