Homem é autuado em R$ 100 mil por crime ambiental em São Mateus do Sul
Ele responderá criminalmente pelos danos ambientais; área de 14,45 hectares foi embargada
Publicado: 23/05/2025, 15:15

A Polícia Militar Ambiental autuou um homem, em São Mateus do Sul, por crime ambiental. Através de denúncias, os agentes localizaram uma área de 14,45 hectares com supressão de vegetação nativa, na localidade de Faxinal dos Elias. Diante da situação, o suspeito foi autuado em R$ 108 mil por crime ambiental - além disso, ele responderá criminalmente pela situação.
De acordo com as informações das autoridades, o dano ambiental afetou espécies ameaçadas de extinção como Araucária e a Imbuia. Além disso, uma área de preservação permanente também foi violada - o local corresponde à margem de uma nascente, sendo “fundamental para a manutenção do ecossistema local”, diz o Boletim de Ocorrência (B.O.).

Segundo a Polícia Ambiental, o proprietário da área não apresentou autorização para a supressão da vegetação - diante disso, ele foi autuado. A área danificada também foi embargada pela Justiça, para evitar novos danos ambientais. “Essa ação reforça o compromisso das autoridades ambientais em proteger nossas espécies ameaçadas e áreas de preservação, além de mostrar a importância da denúncia”, finaliza o B.O.