AMCG garante obras em reunião com secretários de estado
Secretaria de Planejamento do Estado do Paraná apresenta soluções, programas e ações a prefeitos da região dos Campos Gerais
Publicado: 14/05/2025, 17:21

O secretário de Planejamento do Estado do Paraná (SEPL), Ulisses Maia, palestrou nesta quarta-feira (14) na reunião ordinária da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), em Telêmaco Borba. Na ocasião, foi apresentado à AMCG as ações prioritárias para os municípios da região, que foram incluídas no Plano Plurianual (2024-2027) como a duplicação entre Piraí e a divisa com São Paulo, contorno de acesso a Castro, ampliação da capacidade da PR-151 em Sengés, restauração e ampliação de capacidade no trecho de Porto Ubá a acesso a Furnas.
Em sua apresentação, Ulisses Maia destacou as práticas de governança e gestão pública que podem ser úteis aos gestores municipais. Programas como o Paraná Produtivo, o Rota do Progresso e o Conecta399 servem de apoio ao planejamento municipal.
“A ideia é que, através da Secretaria do Planejamento, possamos trabalhar no levantamento das propostas, no auxílio dos projetos e na obtenção dos recursos. A pedido do governador, temos a estrutura para atender, orientar e ajudar os municípios na realização dos projetos, das parcerias e da capacitação para o planejamento“, apontou Ulisses Maia.

Dentro da Diretoria de Projetos, a SEPL auxilia os gestores na captação de recursos para obras, seja na interlocução para operações de crédito com agentes financeiros internos e externos, além dos órgãos estaduais e federais, seja como unidade gestora de contratos financeiros.
Com isso, os municípios podem participar de projetos como Fábrica de Ideias, Talento Tech, Recruta TI e Rota Turística Caminhos do Peabiru.
“A secretaria de Planejamento visa levar essa cultura de planejamento para todos os 399 municípios, por isso o Conecta399, que foi formado com representantes de cada uma das cidades, o secretário do planejamento ou o equivalente e mais um membro, e agora abrimos para três por cidade“, destacou também Ulisses Maia.
Além dos projetos, foi apresentada a Diretoria de Planejamento, com suas coordenações, assim como a Unidade Gestora do Programa de Parcerias do Paraná (Ugpar – Paraná Parcerias); a Superintendência-Geral de Gestão Energética (Supen); o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes); e o Serviço Social Autônomo Paraná Projetos.
PARANÁ PRODUTIVO – Foram também apresentadas à AMCG as ações prioritárias para os municípios da região, que foram incluídas no Plano Plurianual (2024-2027): duplicação entre Piraí e a divisa com São Paulo, contorno de acesso a Castro, ampliação da capacidade da PR-151 em Sengés, restauração e ampliação de capacidade no trecho de Porto Ubá a acesso a Furnas.
Entre as realizações que já estão em andamento, o governador Ratinho Junior anunciou em fevereiro de 2025 um concurso para técnicos IDR para dar assistência técnica ao produtor rural, a SEPL está trabalhando na formalização das agências de desenvolvimento regional com participação dos membros do Conselho R8 na elaboração de editais municipal e estadual, para compras de produtos da agricultura familiar.
Há ainda outros projetos do Paraná Produtivo em análise, de apoio ao Projeto Fruticultura, fomentar o desenvolvimento tecnológico e ambientes de inovação para empresas, apoio à Central de Comercialização e cooperativas e associações locais, oferta de cursos técnicos e a promoção do turismo rural.
AMCG - A Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) representa os interesses dos municípios da região dos Campos Gerais e atua na promoção de políticas públicas, desenvolvimento regional e articulação institucional em diversas áreas administrativas.
Também participaram do evento o secretário de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda, Paulo Rogério do Carmo; o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto; a presidente da AMCG e prefeita de Imbaú, Dayane Sovinski; outros prefeitos e lideranças da região.
Das assessorias