Jaguariaíva revisa Plano de Contingência para combate à dengue
A Secretaria Municipal de Saúde de Jaguariaíva realizou a primeira reunião de 2025 do Comitê Municipal de Combate ao Aedes aegypti
Publicado: 20/02/2025, 16:26

A Secretaria Municipal de Saúde de Jaguariaíva realizou, nessa quarta-feira (19), a primeira reunião de 2025 do Comitê Municipal de Combate ao Aedes aegypti. No encontro foi apresentada a versão atualizada do Plano de Contingência para Enfrentamento e Combate à Dengue.
A reunião foi conduzida pela enfermeira e coordenadora municipal de Vigilância em Saúde, Gisele Marins, que além das estratégias, estruturas e protocolos para tratamento da dengue, zika e chikungunya, apresentou o cenário da doença no Paraná e em Jaguariaíva.
Conforme os dados da SESA (Secretaria de Estado da Saúde), no estado, até a sexta semana epidemiológica de 2025, já foram registradas 21.765 notificações, com 3.725 casos confirmados, sendo 118 severos e um óbito. No cenário local, Jaguariaíva registrou, no mesmo período, 46 notificações, com oito casos confirmados, todos autóctones (transmissão local). Além disso, há sete casos em investigação e 31 descartados.
AÇÕES - Composta por 37 agentes, a equipe de combate às endemias jaguariaivense já inspecionou mais de 7 mil imóveis, eliminando 1.017 depósitos e 382 larvas do Aedes aegypti. Ocorreu um bloqueio de área (pulverização) e monitoramento do nível de infestação por meio de armadilhas (ovitrampas), instaladas em 66 pontos estratégicos.
A prefeitura também está implementando o BRI-Aedes, uma nova metodologia de combate iniciada no bairro Primavera e que será expandida conforme o monitoramento. Outra medida será a capacitação contínua dos profissionais de saúde, garantindo um atendimento qualificado aos pacientes, desde a triagem inicial até os casos que necessitam de monitoramento intensivo. Importante ressaltar a necessidade levantada de fortalecer a conscientização da população para combate ao mosquito da dengue.
Com informações da assessoria de imprensa.