Castro quer identificar nascentes d'água na área urbana | aRede
PUBLICIDADE

Castro quer identificar nascentes d'água na área urbana

O levantamento está sendo realizado por meio de parceria entre a Superintendência de Meio Ambiente de Castro e a Fundação de Pesquisas Florestais

Durante as atividades de campo é necessária a entrada dos profissionais em propriedades privadas para a correta geolocalização dos pontos de nascentes
Durante as atividades de campo é necessária a entrada dos profissionais em propriedades privadas para a correta geolocalização dos pontos de nascentes -

Publicado por Luciana Brick

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Ao longo desta semana uma equipe da Fundação de Pesquisas Florestais do Paraná (Fupef) vem realizando visitas em diversas áreas do município para identificação das nascentes e áreas úmidas inseridas nos polos urbanos de Castro. O levantamento está sendo realizado por meio de parceria entre a Superintendência de Meio Ambiente de Castro e a Fupef, e o objetivo é identificar e caracterizar tais pontos para desenvolvimento de futuros projetos de preservação e restauração que contribuam com a segurança hídrica de água potável, atual e futura.

Para definir os pontos de visitação, a equipe realizou levantamento aerofotográfico e registrou imagens de todas as manchas urbanas do município. Foram coletadas 15 mil imagens de áreas úmidas – que são permanentemente alagadas ou sazonalmente alagadas.

Nesta segunda etapa do projeto, as áreas que ficam na sede urbana de Castro, nos distritos industriais I e II, Socavão, Tronco, Terra Nova e Abapã, estão sendo analisadas para coleta de informações, novos registros e procedimentos, como a tradagem. O trabalho de campo deve mapear 7.885,80 hectares de área urbanizada, abrangidas pelo projeto.

ACESSO - Durante as atividades de campo é necessária a entrada dos profissionais em propriedades privadas para a correta geolocalização dos pontos de nascentes. A equipe está devidamente uniformizada e com coletes, além disso, porta documentação informativa e comprobatória do projeto.

“É muito importante que a população esteja ciente e que acolha o projeto. Como as nascentes estão em ambiente urbano, subentende-se que a grande maioria delas está atrelada a algum tipo de propriedade privada, e para nós é muito importante fazer essa análise em loco, porque se não tivermos o ponto exato da aferição da nascente e fotografias, não poderemos dizer, por exemplo, se está em área degradada ou preservada, qual tipo de fluxo sai dela, qual a coloração, se tem odor, se existe indício de contaminação de efluentes, diretos da nascente ou no próprio curso. Esses dados são importantes tanto para a Prefeitura como para a companhia de saneamento, para que possam fazer previsões de alteração e de manutenção da rede e de coleta de efluentes”, explicou a geóloga da Fundação, Priscila D'Aroz.

Das Assessorias 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE