Projeto da Klabin capacita escolas sobre mudanças climáticas | aRede
PUBLICIDADE

Projeto da Klabin capacita escolas sobre mudanças climáticas

No segundo ano de execução do 'Caiubi Pelo Clima', estudantes e educadores aprendem mais sobre os temas ambientais e a elaboração de inventários de gases de efeito estufa

2023 foi o segundo ano consecutivo em que esta atividade específica foi realizada
2023 foi o segundo ano consecutivo em que esta atividade específica foi realizada -

Publicado Por Milena Batista

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Cerca de 160 estudantes e educadores de escolas dos municípios de Telêmaco Borba e Imbaú receberam, em 2023, as ações do programa Klabin Caiubi pelo Clima, promovido pela Klabin em parceria com o poder público. A iniciativa tem o objetivo de capacitar educadores da rede estadual de ensino sobre assuntos relacionados à conservação do meio ambiente. Professores e gestores escolares recebem orientações sobre emissões de gases de efeito estufa (GEE) e mudanças climáticas, além de aprender como abordar o assunto com os alunos e registrar as emissões de GEE de suas respectivas escolas.

2023 foi o segundo ano consecutivo em que esta atividade específica foi realizada. Agora, chegou o momento de colher os bons frutos das ações, as quais  são uma continuação dos treinamentos iniciados em 2022, quando os professores tiveram o primeiro contato com o tema. Na época, os educadores participaram da Jornada de Aprendizagem em Clima, promovida pelo The Climate Reality Project Brasil, uma organização global que transforma indivíduos interessados em ativistas capazes de lutar por soluções que amenizem a crise climática e promovam mudanças significativas sobre o tema em todo o planeta. No Brasil, a ONG é representada pelo Centro Brasil no Clima desde 2016 e conta com quase 4000 líderes da Realidade Climática.

Entre 2022 e 2023, foi possível aproximar gestores e alunos das questões climáticas, fazendo com que adquirissem as ferramentas e conhecimento necessários para abordar o tema com simplicidade, além de buscar soluções para melhorar as condições de vida. Após essa primeira etapa, foram realizadas visitas nas escolas para identificar e avaliar as fontes de emissão de gases de efeito estufa. Cerca de 15 professores foram treinados para preencher os inventários de GEE de suas escolas, com a análise detalhada das emissões dentro dos três escopos de mensuração (escopos 1, 2 e 3). A diferenciação dos escopos é uma forma de agrupar as fontes de emissões entre as geradas pela própria escola e as provenientes de maneira externa, através da sua cadeia de valor (fornecedores, transportadores, clientes, viagens externas etc). A partir do conhecimento sobre a medição, os profissionais foram provocados a encontrar soluções de como diminuí-las, tais como consumo de energia e água, mostrando aos alunos até mesmo a importância do simples ato de apagar as luzes sempre que deixar um ambiente vazio.

Ao todo, quatro escolas de Telêmaco Borba, Imbaú e Ortigueira preencheram o inventário e passaram a conhecer o tamanho de suas emissões ao longo de 2022. O projeto continuou em 2023 e os 160 alunos, já impactados, se tornaram aptos a preencher um inventário de gases de efeito estufa simplificado.

“Ano a ano vamos avançando na conscientização da população em relação às mudanças climáticas. Tanto os professores quanto os alunos passam a ser multiplicadores do conhecimento em suas comunidades, alimentando uma corrente positiva para o bem-estar de toda a sociedade e em prol do meio ambiente”, comenta Júlio Nogueira, gerente de Sustentabilidade e Meio Ambiente da Klabin.

Realizado desde 2001 no Paraná, o Programa Klabin Caiubi de Educação Ambiental está em sua 22ª edição. A iniciativa foi ampliada para Santa Catarina em 2008, chegando à Feira de Santana, na Bahia, em 2019 e em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, em 2021. No ano de 2022 o Caiubi expandiu suas ações para o Estado de São Paulo, nos Municípios de Jundiaí e Angatuba. E com a iniciativa do Caiubi Pelo Clima passou a atingir também o público do ensino médio. Em mais de duas décadas de atuação, a ação já contou com a participação de mais de seis mil educadores ao longo dos seus ciclos, beneficiando mais de 480 mil estudantes de cerca de 1.640 escolas.

Sobre a Klabin - Maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e de soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil, a Klabin desponta como empresa inovadora, única do País a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, além de ser líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado, sacos industriais e papel-cartão. Fundada em 1899, possui 22 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina, responsáveis por uma capacidade produtiva anual de 4,7 milhões de toneladas de celulose de mercado e papéis.

Somente no Paraná, gera mais de 11 mil empregos (diretos e indiretos), em mais de 25 municípios próximos das operações da Companhia, principalmente, na região dos Campos Gerais. A empresa é pioneira na adoção do manejo florestal em forma de mosaico, que consiste na formação de florestas plantadas entremeadas a matas nativas preservadas, formando corredores ecológicos que auxiliam na manutenção da biodiversidade. A área florestal da Companhia no estado compreende o total de 433 mil hectares, sendo 176 mil de mata nativa. A Klabin também mantém um Parque Ecológico, na Fazenda Monte Alegre, em Telêmaco Borba, para fins de pesquisa e conservação, atuando no acolhimento e reabilitação de animais silvestres vítimas de acidentes ou maus-tratos, auxiliando o trabalho de órgãos ambientais. Além de contribuir para a preservação da flora e fauna da região, inclusive de espécies ameaçadas de extinção.

Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável. Na região dos Campos Gerais a Klabin desenvolve boa parte dos seus programas socioambientais, com destaque para o Semeando Educação, “Matas Sociais - Planejando Propriedades Sustentáveis”, Matas Legais, Programa de Resíduos Sólidos, Programa Klabin Caiubi, Força Verde Mirim e Protetores Ambientais.

A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da B3, e em 2020 passou a integrar o Índice Dow Jones de Sustentabilidade, com participação em duas carteiras: Mundial e Mercados Emergentes. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.

Informações: Das assessorias

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE