Presidente da AMCG fala em ano desafiador para a região | aRede
PUBLICIDADE

Presidente da AMCG fala em ano desafiador para a região

Elisangela Pedroso faz balanço das ações de 2023, destaca conquistas e planeja os próximos meses

Elisangela Pedroso: AMCG apresenta conquistas em 2023
Elisangela Pedroso: AMCG apresenta conquistas em 2023 -

Luciana Brick

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A presidente da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), Elisangela Pedroso, define 2023 como um ano desafiador e trabalhoso para os gestores municipais. “Este ano de 2023 foi um ano trabalhoso. Muitas lutas, mas o saldo foi muito positivo, de vitórias e conquistas”, diz.

Ela cita o valor de R$ 121 milhões conquistado para todos os municípios, através do trabalho realizado pela AMCG, com a Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e Confederação Nacional dos Municípios, lembrando que o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) apresentou queda expressiva, porém a AMCG defendeu a bandeira do repasse justo, mobilizando as prefeituras, os agentes políticos, a sociedade civil organizada para que encampassem a luta. A desoneração da folha de pagamento, onde os municípios conseguiram a redução de 20% para 8%, também trouxe fôlego para os prefeitos.

Entre as conquistas, Elisangela destaca também as melhorias na saúde com “o repasse do governo estadual para as ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o valor significativo que foi pago por per capita de habitante para consulta com médicos especialistas e exames e o aumento significativo no repasse do valor para compra de medicamentos”, observa.

Segundo Elisangela, a demanda dos prefeitos, através da gestão participativa na AMCG, foi apresentada ao secretário estadual de Saúde, Beto Preto. “A última pauta que levantamos foi a questão da saúde. Fizemos uma reunião em Carambeí, convidamos todos os prefeitos da AMCG, secretários de saúde, ouvimos o anseio de cada um para as melhorias e colocamos o secretário Beto Preto numa chamada ao vivo; fizemos um relatório apresentando as dificuldades, mas também dando a solução”, destaca Elisangela ao frisar que parte das reivindicações já foram solucionadas como o retorno do funcionamento da ala oncológica em Castro. “Estávamos mandando pacientes para cidades mais longe, como Telêmaco Borba, fazendo uma longa viagem para fazer o tratamento da quimioterapia, radioterapia, sendo que uma clínica foi desativada aqui em Castro. Então conseguimos fazer a ativação com o apoio de alguns deputados e hoje a nossa população viaja no máximo para a cidade vizinha de Castro”, conta.

Elisangela fala também sobre o lado social da AMCG, onde aconteceu uma campanha de arrecadação de alimentos, materiais de higiene, roupas, com as doações sendo encaminhadas para os municípios afetados fortemente pelas chuvas. Campanhas como Outubro Rosa e Novembro Azul também foram realizadas.

E tão importante quanto a saúde, a educação também recebeu atenção, com melhorias no transporte escolar dos municípios, além de recursos para reformas, ampliação e construção de estabelecimentos de ensino. “Sabemos que a saúde e educação são o calcanhar de Aquiles em cada município e tem que ser visto com um olhar diferente, mais sensível e investir de uma forma diferente. Então os prefeitos que não podem investir com recursos próprios, vão buscar parcerias, mas o importante é não deixar de fazer”, fala.

Elisangela frisa que todas as melhorias foram conquistadas através da união de todos os prefeitos que compõem a AMCG, lembrando ainda sobre a divisão do ICMS da Klabin para 11 municípios. “Foi uma vitória. Este é um projeto que está em pauta na Assembleia Legislativa do Paraná desde 2012 e veio para impactar diretamente a vida de alguns dos municípios. A prefeita Daiane de Imbaú encampou porque o município seria também um grande beneficiado, o prefeito Lucas, o Butina, o prefeito Zélio, o prefeito Márcio, o prefeito Nato, então, assim, foi uma grande vitória para os municípios que terão essa divisão, justa também, sabemos que hoje Ortigueira tem uma arrecadação boa, então não seria ruim dividir com os demais que tiveram essa queda do FPM, que não tem uma indústria, que não tem uma economia pujante. Então, eu acredito que isso foi uma grande vitória, uma grande conquista”, observa.

Saúde, industrialização e turismo são focos em 2024

Elisangela afirma que a AMCG continuará trabalhando em conjunto com todos os municípios em prol de novas conquistas na saúde. Logo no começo do ano ela pretende agendar uma nova conversa com o secretário de Saúde Beto Preto para debater as demandas levantadas pelos prefeitos e secretário da saúde.

A presidente tem planos de trabalhar também a industrialização e o turismo. “Queremos trabalhar a questão da industrialização, conversar com os prefeitos, mostrar o caminho, incentivar nesse sentido, trazer mais investimentos. E também o turismo, mostrar que cada cidade tem o seu potencial, vamos mostrar para os Campos Gerais as nossas belezas, quão bonito é a nossa região, quão rica”.

E para mostrar as belezas naturais a presidente pretende utilizar a TV AMCG. “Peço que quem não acompanha o trabalho da AMCG, busque no Instagram, no Facebook. Estamos indo nas cidades, mostrando o trabalho de cada prefeito, as potencialidades de cada município”, explica. 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE