Imbituva têm recorde de investimentos e almeja novo hospital municipal | aRede
PUBLICIDADE

Imbituva têm recorde de investimentos e almeja novo hospital municipal

Em entrevista concedida ao Portal aRede e Jornal da manhã, o prefeito Celso Kubaski destacou os investimentos recordes em saúde, educação, infraestrutura e assistência social

Político comentou ações e investimentos realizados nas principais áreas do município neste ano
Político comentou ações e investimentos realizados nas principais áreas do município neste ano -

João Gabriel Vieira

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O portal aRede e o Jornal da Manhã realizaram mais uma entrevista da série especial que conversa com os prefeitos municipais das regiões Centro-Sul e dos Campos Gerais do Paraná, tendo como intuito fazer um balanço das gestões no ano. O convidado desta segunda-feira (18) foi o prefeito de Imbituva, Celso Kubaski. A entrevista abordou os principais investimentos e realizações no município em 2023.

Entre os destaques estão o projeto para o novo hospital municipal de Imbituva, com possibilidade de início das obras já em 2024. Também se sobressaiu os investimentos na educação, com a realização de um amplo concurso público, e em obras públicas e de infraestrutura, com o recape asfáltico dos três principais bairros do município.

.

Portal aRede: Qual a avaliação da gestão municipal em 2023?

.

Kubaski: "Foi um ano de realizações. No primeiro ano de mandato viabilizamos recursos, fomos atrás de secretarias e Governo do Estado. O segundo ano foi um ano de projeções, de colocar em prática o que foi buscado. E o terceiro e quarto anos são momentos de realizações. Nós já entregamos nesse ano alguns projetos e pavimentação asfáltica em vários bairros, temos os três maiores bairros de Imbituva sendo pavimentados. Fizemos o concurso público, importante tanto na educação quanto nas demais áreas, cujo resultado saiu na última sexta-feira. Assim, devemos, já em janeiro, admitir novos funcionários. Tudo isso para colaborar com o melhor andamento de nossa administração.

.

Portal aRede: E na área da saúde, quais investimentos e ações se destacam?

.

Kubaski: “Os avanços na área da saúde são os melhores dos últimos anos. Imbituva tem o pronto atendimento. Hoje temos, além da consulta diária, a possibilidade de a pessoa sair do hospital já com o medicamento. Fruto da implantação da farmácia 24 horas, um fato inédito. Fisioterapia também. Estamos hoje realizando exames na unidade básica de saúde do interior, com laboratórios credenciados. Entrega de medicamentos de uso contínuo no local apropriado. Tudo isso para melhorar a condição de saúde da população de Imbituva. Muitos especialistas, temos um investimento muito grande no consórcio de saúde de Irati, ao qual estamos atrelados, a Santa Casa de Irati também, que correspondem a valores significativos ao nosso orçamento. A média de nossa região é de 21%, 22% do orçamento sendo investidos na área da saúde, e já chegamos a atingir 34%, 35% do nosso orçamento nesta área. Tudo isso para melhorar a situação do povo de Imbituba “.

.

Portal aRede: O prefeito poderia explicar qual o atual estágio do projeto para o novo hospital de Imbituva?

.

Kubaski: “Imbituva, como é de conhecimento geral, já teve um hospital com todas as especialidades, com tratamento digno para a população, com maternidade inclusive. E o que propomos na campanha é retornar com o hospital de Imbituva. Desde o início do mandato estamos trabalhando nessa questão. O projeto inicial seria com a reabertura da estrutura antiga, onde hoje está o pronto atendimento. Mas como não foi possível, por se tratar de um imóvel antigo, sem planta, hidráulica e elétrica, optamos por fazer um hospital novo. Tivemos essa possibilidade já no início de 2022, onde contratamos uma empresa, que não nos entregou o serviço e tivemos de licitar o projeto novo e felizmente uma empresa grande de Londrina foi a vencedora da licitação e já nos entregou o projeto, que está liberado pela Secretaria de Estado de Saúde, Comando do Corpo de Bombeiros e pelo Instituto Água e Terra (IAT), aguardando apenas um desfecho da Copel, sobre um aumento na carga de energia no bairro onde será construído, no Água Verde. Teremos a possibilidade de iniciar, já no mês de janeiro, a licitação deste tão sonhado projeto do hospital de Imbituva, um valor significativo. Temos hoje, já garantido na Caixa Econômica Federal, com aprovação dos vereadores, um empréstimo de R$ 12 milhões, exclusivo para a construção do hospital de Imbituva”.

.

Portal aRede: Se tudo correr bem, as obras do novo hospital começam no início de 2024?

..

Kubaski: “É o que esperamos. Com se trata de um valor muito grande, a gente nunca tem certeza. Pode haver recursos na fase inicial da licitação, também com a empresa vencedora, pois sempre que se trata de um recurso vultuoso sabemos haver um interesse muito grande das empreiteiras e das empresas grandes em se habilitar. A gente espera que até o início de abril já tenhamos entregado a ordem de serviço, para o hospital sair do papel”.

.

Portal aRede: O município de Imbituva participa do projeto Vamos Ler e recentemente realizou uma capacitação para mais de 400 profissionais na área da educação. Quais os demais destaques e investimentos nessa área?

.

Kubaski: “A educação de Imbituva sempre esteve bem servida de profissionais. Tanto o nosso ex-secretário da pasta, Zaqueu Bobato, o qual é nosso vice-prefeito, quanto a atual secretária Veranice, que dá um tratamento muito especial, com toda sua equipe pedagógica, para que a educação de Imbituva, cada vez mais, continue em um patamar de elevação. O Grupo aRede nos ajudou muito com o projeto Vamos Ler - Geração Digital, que teve uma participação efetiva de todas as escolas do município. Tivemos o concurso público de professores e planejamos abrir um novo já em janeiro e fevereiro, por termos uma demanda muito grande. Construímos três escolas municipais novas, no interior do município. Concluímos uma escola na localidade do Mato Branco de Baixo, uma escola municipal com obras iniciadas na gestão anterior e com aproximadamente 10% da obra feita, a qual já finalizamos. Este direcionamento e investimento sempre foi muito importante, pois a educação é a base de tudo”.

.

Portal aRede: E na área de infraestrutura e obras públicas, quais os investimentos e realizações?

.

Kubaski: “Imbituva é um canteiro de obras. Além do recape do Tangará e do Arenito, iniciamos nesta semana o recape do Mato Branco de Baixo, cinco quilômetros de pedras regulares entre Ribeira do Leão e Valinhos, um roteiro religioso para a população e turistas. Investimento de mais de RS12 milhões com asfaltamento na Vila Brasil. Inauguramos a nova feira do produtor rural, que antigamente era realizada na praça pública e sempre sofria com intempéries do clima e agora conta com um amplo espaço próximo à rodoviária. O total investido por Imbituva nos três anos de mandato e no próximo que se avizinha é um recorde absoluto. Tanto de recurso municipais, quanto de emendas parlamentares, com os deputados que nos ajudam. Temos uma ampla parceria com o Governo do Estado, conheço o Governador a mais de 20 anos e essa relação tem dado muito certo”.

..

Portal aRede: E sobre a área de assistência social, quais os trabalhos e ações realizados? 

.

Kubaski: “A assistência social é uma área importantíssima. A nossa secretária Cleide, junto de sua equipe, faz um trabalho fantástico. São muitos setores que agregam a assistência social, tem um leque de tarefas importantíssimas no atendimento de pessoas mais carentes. Recentemente tivemos o episódio das fortes chuvas no município e muitas famílias ficaram desabrigadas e estão no aluguel social. Mas construiremos em torno de dez casas para essas famílias que tiveram de se retirar de seus antigos lares por determinação da defesa civil do município”. 

VÍDEO
Confira a entrevista completa com o prefeito Celso Kubaski | Autor: Grupo aRede
  

.

Portal aRede: O próximo ano é eleitoral, atípico em relação aos demais do mandato, onde o contato do Poder Público com as demais esferas sociais sofre alguns impactos. Qual a expectativa para 2024?

.

Kubaski: “As peças começam a se movimentar. Mas tanto eu quanto o Zaqueu não temos essa preocupação com a eleição do próximo ano. Nossa preocupação é cumprir o nosso plano de governo. Aquilo que nos propomos a oferecer a população de Imbituva. Esse é o nosso maior desafio. A política é consequência. Você tem de demonstrar o trabalho, principalmente quando tem um grupo que cogita ir para uma reeleição, você tem de mostrar a que veio. Então estamos investindo muito, valores recordes no município. O ano que vem é atípico, tem algumas restrições, por ser um ano político, mas caminhamos para podermos cumprir aquilo que prometemos a população. É um ano diferente. Temos uma relação ótima com a câmara de Imbituva, a nossa presidente Duda faz um trabalho espetacular. Existem divergências, entendemos isso. E a oposição é necessária para mostrar os defeitos da administração. E mesmo algumas vezes ficando chateados com alguns vereadores, o papel deles é importante para podermos evoluir, é uma questão de evolução mútua. O relacionamento com o nosso vice-prefeito é fantástico, uma pessoa capacitada que tem nos ajudado e já assumiu o município por duas oportunidades e deve assumir mais uma vez futuramente. E é isso que esperamos, uma harmonia entre os poderes”.

.

Gestor disputa reeleição em 2024 

Eleito em 2020, Celso Kubaski obteve 5.853 votos no pleito. Para a disputa de 2024, o prefeito ainda não confirmou seu nome para a eleição, mas confirmou que seu grupo político deve fazer uma indicação para o pleito municipal. Durante o mandato, Kubaski ressalta os amplos investimentos no município, dizendo não ter como foco a reeleição e sim o compromisso firmado com a população de Imbituva.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE