Sede própria do Conselho Tutelar é inaugurada em Castro | aRede
PUBLICIDADE

Sede própria do Conselho Tutelar é inaugurada em Castro

A inauguração teve homenagem ao castrense Pedro Santiago da Silva, que dá nome ao espaço

A inauguração da sede própria do Conselho Tutelar de Castro aconteceu na manhã de segunda-feira (11)
A inauguração da sede própria do Conselho Tutelar de Castro aconteceu na manhã de segunda-feira (11) -

Publicado por Luciana Brick

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A inauguração da sede própria do Conselho Tutelar de Castro aconteceu na manhã de segunda-feira (11), com homenagem ao castrense Pedro Santiago da Silva, que dá nome ao espaço, e com pronunciamentos que ressaltaram a importância do trabalho realizado pela instituição, que só durante o ano de 2023 atendeu 3.189 crianças e adolescentes, em situação de violação de direitos no município.

A presidente do Conselho Tutelar, conselheira Irene Goltz, afirmou durante a cerimônia de inauguração, que a entrega dessa obra simboliza um momento especial e de muita alegria. Ela citou que a sede “presta homenagem e leva o nome de um ilustre cidadão castrense, que deixou legado de trabalho e dedicação ao povo castrense”.

Como representante do colegiado e bastante emocionada, Irene mencionou que a construção de uma sede própria para o Conselho Tutelar de Castro era um sonho antigo, de muitos profissionais que passaram pelo órgão, “essa obra foi sonhada por muitas pessoas, que deixaram suas marcas no Conselho Tutelar”, destacou.

O trabalho dos profissionais também foi destaque na fala da secretária de Assistência Social, Michele Nocera Fadel. “Quero agradecer aos nossos conselheiros, aos atuais, aos que já passaram pelo Conselho e os novos, que irão compor a equipe a partir de janeiro. Vocês são essenciais para os serviços da política de Assistência Social. A proteção das nossas crianças e adolescentes está nas mãos de vocês também”, ressaltou.

A secretária citou alguns números relativos à violência praticada contra crianças e adolescentes em Castro, e afirmou que o trabalho do Conselho Tutelar tem extrema relevância, no registro dos dados e na proteção e garantia dos direitos desse público. “Esta sede foi planejada para confortar a população, é um espaço acolhedor e esperamos que nele os conselheiros tutelares possam executar com zelo as atribuições que lhes são confiadas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente - atender a população com atenção, registrar todas as informações relativas a cada caso, garantir direitos e orientar o poder público na implementação de medidas que visam o fortalecimento da proteção à infância e a adolescência”, finalizou.

A qualidade do novo espaço do Conselho Tutelar, a necessidade de uma sede própria para a entidade e o mérito dos conselheiros tutelares e importância de seu trabalho também foram destacados pelos vereadores Miguel Zahdi Neto – presidente da Câmara de Vereadores, Augusto de Camargo Iucksch Beck e Joel Elias Fadel. Os parlamentares também citaram a homenagem feita a Pedro Santiago da Silva, e afirmaram que as instalações mereciam levar o nome do castrense.

O deputado estadual Moacyr Fadel referiu-se ao homenageado como alguém que sempre gostou de ajudar ao próximo e, também destacou a missão dos conselheiros tutelares. “A obra é importante, mas, o mais importante é o que está dentro dessa obra, que são as pessoas, que cuidam de outras pessoas. Vocês [conselheiros] têm um trabalho fundamental e agora têm um local apropriado e digno para fazer o bem às pessoas”.

Álvaro Telles, prefeito de Castro, finalizou os discursos afirmando ser um dia de festa para o município. “Eu acompanhei as inúmeras mudanças de sede feitas pelo Conselho Tutelar, e agora, que felicidade, vocês têm finalmente uma sede própria, construída parte com emenda do governo federal e a outra parte com recursos próprios do município, para que possam continuar desempenhado esse papel maravilhoso, de cuidado com as nossas crianças”, destacou, mencionando também o fato de Pedro Santiago da Silva ser homenageado, nomeando a sede.

A homenagem foi também ressaltada por Pedro Augusto Fontoura Santiago, que é neto de Pedro Santiago da Silva. Ele fez questão de agradecer à Prefeitura e à Secretaria de Assistência Social, por darem o nome do avô ao novo e relevante espaço.

HOMENAGEADO - Pedro Santiago da Silva foi homenageado devido aos relevantes serviços que prestou à sociedade castrense. Ao longo de sua vida foi funcionário público, ocupou a função de operador de som na Câmara Municipal entre 1977 e 1983, foi o primeiro instrutor de autoescola do município, foi vereador e foi radioamador, fazendo do radioamadorismo um hobby que o conectava com o mundo.

OBRA - A nova sede do Conselho Tutelar foi construída por meio de Emenda Parlamentar, no valor de R$ 250.000, e complementada com recursos próprios do Município no valor R$ 193.196,92, por iniciativa da prefeitura de Castro.

Das Assessorias 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE