Acidentes de trabalho no Brasil seguem em alta e expõem falhas na prevenção | aRede
PUBLICIDADE

Acidentes de trabalho no Brasil seguem em alta e expõem falhas na prevenção

Medvitae, referência em Saúde e Segurança do Trabalho em Ponta Grossa, explica quais os acidentes mais comuns e a importância de gestões integradas nesse processo

De 2012 a 2024, o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho registrou mais de 8,8 milhões de notificações de acidentes de trabalho no Brasil.
De 2012 a 2024, o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho registrou mais de 8,8 milhões de notificações de acidentes de trabalho no Brasil. -

Iolanda Lima

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Mais de 1,6 mil pessoas morreram em decorrência de acidentes de trabalho no Brasil apenas no primeiro semestre de 2025. Os dados são do Ministério do Trabalho e Emprego, divulgados durante evento virtual realizado em alusão ao Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, comemorado no último dia 27 de julho. Esses acidentes envolvem desde ocorrências durante o exercício da atividade profissional até trajetos e doenças causadas pelo ambiente laboral. 

“Hoje nós temos ali três tipos de acidentes de trabalho. Nós temos o acidente de trajeto, que relaciona ali da residência do trabalhador até o trabalho e do trabalho até a residência. [...]” ressalta Gabriel Lima, técnico em segurança do trabalho da Medvitae. “A segunda forma é o acidente típico, que acontece nas dependências da empresa, no  ambiente de trabalho. É o acidente mais comum e são acidentes que podem gerar lesões temporárias ou definitivas. E a terceira são as doenças do trabalho, as quais podem ser divididas em doenças profissionais e doenças do trabalho” complementa ele.

Números crescentes e subnotificação preocupam autoridades sobre acidentes de trabalho

De 2012 a 2024, o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho registrou mais de 8,8 milhões de notificações de acidentes de trabalho no Brasil.  “Na Medvitae hoje, nós temos nossos serviços especializados de abertura de CAT. A maior parte dessas aberturas de CAT são de acidentes típicos, ou seja, acontecem no horário de trabalho. Na maioria das vezes nas dependências da empresa e em função da empresa” explica Lima.  No entanto, muitas ocorrências ainda não entram nas estatísticas formais por falhas no registro ou ausência de reconhecimento como acidente de origem ocupacional.

A saúde mental também tem ganhado destaque nesse contexto. Em 2024, por exemplo, mais de 470 mil trabalhadores precisaram se afastar por transtornos relacionados ao trabalho, como ansiedade e depressão. Além das consequências humanas, os custos para a previdência são expressivos: entre 2018 e 2022, os afastamentos geraram um impacto financeiro de mais de R$ 54 bilhões em auxílios e pensões pagos pelo INSS.

Especialistas reforçam a importância da gestão integrada no combate aos acidentes de trabalho

Por fim, vale saber que a atuação de empresas especializadas, como a MedVitae, mostra que a prevenção exige abordagens integradas quanto o assunto é acidente de trabalho. A organização, por exemplo, oferece serviços que unem medicina do trabalho, engenharia de segurança e gestão de riscos, com foco em ambientes laborais mais seguros e trabalhadores mais saudáveis.

“Com a mudança do eSocial, todos os eventos de saúde, segurança, o CAT e agora o toxicológico também, a gente tem que fazer essa comunicação no eSocial. [...] O CAT é uma comunicação que pode partir por parte da empresa, do empregador para o Ministério do Trabalho afins previdenciários” comenta Lima.  “Hoje, o empregado pode fazer a abertura da CAT, porém se ele não fizer da forma correta, ela não vai ter vínculo com a previdência social. Para ela ter esse vínculo precisa ter feito pelo eSocial. Então nós, lá na Medvitae, temos um sistema ponte para o e-Social. Nós fazemos o comunicado, assim como demais documentos importantes do processo para não ter erro” complementa o especialista.

Fale com quem é referência no assunto. Acesse www.medvitae.com.br e conheça todos os nossos serviços
Fale com quem é referência no assunto. Acesse www.medvitae.com.br e conheça todos os nossos serviços |  Foto: Divulgação
 

Além disso, Lima finaliza ressaltando que laudos técnicos, treinamentos, vigilância ativa e programas de acompanhamento ocupacional acabam como ferramentas essenciais para reduzir a ocorrência de acidentes de trabalho no Brasil. Tudo isso, por outro lado, pode ser encontrado na Medvitae facilmente.

Quer saber como melhorar o ambiente ocupacional da sua empresa e evitar riscos tanto de acidentes quanto multas trabalhistas? Fale com quem é referência no assunto. Acesse www.medvitae.com.br e conheça todos os nossos serviços.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right