Profissionais de saúde passam por treinamento sobre o PlanificaSUS | aRede
PUBLICIDADE

Profissionais de saúde passam por treinamento sobre o PlanificaSUS

Workshop sobre a 'Segurança do Paciente' aconteceram na última semana, em Ponta Grossa e Castro

Profissionais de saúde passam por treinamento sobre o PlanificaSUS
Profissionais de saúde passam por treinamento sobre o PlanificaSUS -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Ações do Programa PlanificaSUS, foram realizadas na última semana em Ponta Grossa e Castro, através da 3ª Regional de Saúde, as cidades sediaram um workshop sobre "Segurança do Paciente", no qual participaram profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS), Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) e Atenção Hospitalar (AH).

A enfermeira do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde), Sabrina Dátola, esclareceu que o PlanificaSUS é uma estratégia de educação permanente que busca fortalecer a implementação completa da Rede de Atenção à Saúde (RAS), por meio da Planificação da Atenção à Saúde (PAS). 

Os treinamentos do programa começaram em maio na 3ª Regional. Inicialmente, foram coletados dados para elaboração de um diagnóstico de saúde. A territorialização, a carteira de serviços, os contatos da APS e os mapas de apoio foram mapeados. "Além disso, um plano de ação foi criado", esclarece a enfermeira.

Para os participantes, os workshops estão sendo de grande importância. "No nosso trabalho na área ambulatorial, além de atendermos às linhas de cuidado do Programa Qualicis, também atendemos os casos eletivos com especialistas, o que gera uma grande demanda de usuários que visitam o Ambulatório diariamente", relata a enfermeira, destacando que o tema do último workshop foi a segurança dos pacientes.

De acordo com a enfermeira do CimSaúde, o foco das oficinas é o desenvolvimento de novas competências, habilidades e atitudes. "É um processo para que as equipes possam organizar, aprimorar e integrar os processos de toda a Rede, com ênfase nas necessidades de saúde dos usuários", destaca.

O Programa PlanificaSUS é executado pelo Hospital Israelita Albert Einstein, em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). Ele foi criado para reorganizar os serviços de saúde, integrando equipes técnicas e gerenciais que atuam nesses serviços, com foco nas necessidades de saúde dos usuários.

Para a diretora do CimSaúde, Pâmella Costa, o PlanificaSUS possibilita aproximar os serviços de saúde da população, fornecendo atendimento especializado. "É um projeto que exemplifica a essência do SUS, envolvendo os níveis de atenção primária e secundária, com foco no trabalho em rede de atenção à saúde", conclui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE