Servidores de Porto Amazonas integram programa 'Linha do Idoso' | aRede
PUBLICIDADE

Servidores de Porto Amazonas integram programa 'Linha do Idoso'

Na região, programa é executado pelo CimSaúde; treinamento foi realizado com equipe do município na última semana

Dentro da 3ª Regional de Saúde, três municípios fizeram adesão à Linha
Dentro da 3ª Regional de Saúde, três municípios fizeram adesão à Linha -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O cuidado global do paciente idoso com risco de fragilização é o foco da Linha de Atenção à Saúde do Idoso, proposta pelo Programa de Qualificação dos Consórcios Intermunicipais de Saúde do Estado (Qualicis), que vem proporcionando mais qualidade de vida à população idosa da região. Dentro da 3ª Regional de Saúde, três municípios fizeram adesão à Linha e estão encaminhando pacientes ao Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde): Ipiranga, Ivaí e Porto Amazonas.

Na última semana, equipe do município de Porto Amazonas participou de qualificação para melhorar o encaminhamento dos pacientes e ter mais resolutividade nos atendimentos. “Foi muito esclarecedor. Precisamos modificar alguns processos na Atenção Primária (APS) e verificar os requisitos dos pacientes adequados à Linha”, contou a  enfermeira da APS, Renata Ferrari Coelho.

Conforme a geriatra do CimSaúde, Leidi Daiana Teider, os cuidados com os pacientes idosos vão além dos exames. “É necessário ver a estrutura familiar e o todo seu histórico”, aponta. Além da geriatra, a Linha conta com profissional fisioterapeuta, enfermagem e farmácia.

Profissional da fisioterapia, Franciane Silva, destacou que a avaliação dos pacientes idosos em sua área é essencial. “A qualidade de vida melhora bastante com um acompanhamento frenquente”, explica. Conforme a profissional, hoje há possibilidade de medir a porcentagem de risco de quedas dos pacientes, para melhor orientá-lo quanto aos cuidados.

Para a diretora do CimSaúde, Pâmella Costa é necessário reestruturar o fluxo do Sistema Único de Saúde (SUS), baseado no nível de vulnerabilidade dos pacientes. “O modelo do SUS com consultas isoladas de profissionais mostra a fragmentação do sistema. É comprovado que o SUS com compartilhamento do cuidado e com equipe multiprofissional, permite um cuidado integral e qualificado trabalhando com a interdisciplinariedade que permite um atendimento humazido e qualificado objetivando a melhora no quadro clínico e na qualidade de vida deste usuário do SUS.”, avalia.

Assim como nas demais capacitações, a diretora destacou que os pacientes, apesar de utilizar das Linhas de Cuidado, permanecem com a Atenção Primária dos municípios. “A APS cuida do nascer até o envelhecer dos pacientes”, destaca, lembrando que cada Prefeitura tem uma forma “individual” de tratá-los.

As informações são de assessoria

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE