Municípios da região debatem iniciativas para fortalecer o ensino | aRede
PUBLICIDADE

Municípios da região debatem iniciativas para fortalecer o ensino

Castro sediou o IV Encontro de Secretarias Municipais de Educação, realizado pelo Núcleo Regional de Educação (NRE) de Ponta Grossa. Representantes de 11 cidades estiveram presentes

Cidades de Imbituva, Porto Amazonas, Tibagi, Piraí do Sul, Ipiranga, Carambeí, São João do Triunfo, Ivaí e Palmeira debateram questões relevantes para o desenvolvimento da educação
Cidades de Imbituva, Porto Amazonas, Tibagi, Piraí do Sul, Ipiranga, Carambeí, São João do Triunfo, Ivaí e Palmeira debateram questões relevantes para o desenvolvimento da educação -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O município de Castro sediou, nesta semana, o IV Encontro de Secretarias Municipais de Educação, realizado pelo Núcleo Regional de Educação (NRE) de Ponta Grossa para membros das secretarias municipais de educação das onze cidades que integram o NRE. Além de coordenadores e secretários municipais de educação de Castro e de Ponta Grossa, participaram também os representantes das cidades de Imbituva, Porto Amazonas, Tibagi, Piraí do Sul, Ipiranga, Carambeí, São João do Triunfo, Ivaí e Palmeira.

Ao longo do encontro foram apresentadas as equipes e práticas de trabalho do Núcleo e da Secretaria de Educação de Castro, e realizadas palestras com temas como o ‘Novo Fundeb’, Núcleo de Cooperação Pedagógica com municípios e sobre a proposta de Cota – Parte do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para a educação.

De acordo com a chefe do NRE, Luciana Aquiles Sleutjes, o evento teve como finalidade o fortalecimento da rede de educação dos municípios, a partir de temas atuais e pertinentes, que vão ao encontro de demandas do setor nas cidades que integram o Núcleo de Educação de Ponta Grossa. “A Secretaria Estadual de Educação e o Núcleo Regional entenderam que não tem outra forma de avançarmos na educação e de contribuirmos com a formação de nossos estudantes, que não seja disponibilizando benefícios, caminhos e estratégias que fortaleçam o aprendizado. Entendemos que o Núcleo precisa ser esse elo entre o município e a Secretaria de Educação do Estado, porque somos um órgão executor, mas também estamos aqui para dar esse suporte”, explicou.

Por ano são realizados dois encontros entre as secretarias de educação. Conforme explicou Sleutjes, a programação de palestras e formações é definida a partir das necessidades da rede municipal, e conforme temas que terão impacto direto no trabalho desenvolvido pelas secretarias. “Em cada encontro com secretários e coordenadores, o tema vem da própria necessidade dos municípios. A partir do levantamento dessas necessidades e do que pode trazer benefícios para as secretarias em cada município é que vamos buscar parceiros para as formações. Aqui em Castro falamos do novo Fundeb e dessa nova proposta de destinação do ICMS, atrelado ao rendimento, à qualidade e ao aprendizado. Todos precisam estar bem informados, para que possamos trabalhar o pedagógico, que é o centro de todas as ações dentro da educação das escolas”, ressaltou a chefe do NRE.

Ações em Castro

A secretária de Educação de Castro, Rejane Nocera, ao falar do evento também reforçou o conceito de fortalecimento da rede municipal de ensino, e afirmou que ao optar por recepcionar os participantes do IV Encontro, a Secretaria de Educação de Castro quis criar oportunidade para o compartilhamento de ideias e de conhecimento entre os representantes de cada município. “Castro se prontificou para ser anfitrião justamente com o objetivo de estreitar laços nas questões das políticas públicas, para discutirmos assuntos necessários e pontuais, e, com as palestras ainda tivemos a oportunidade de ficar mais atualizados e de fazermos parcerias. Além disso, é o momento de Castro mostrar parte do que acontece na nossa rede municipal, tanto para os secretários desses 11 municípios participantes, como para a SEED e para o próprio Núcleo. É a oportunidade de falarmos de todas as áreas que atendemos, e em todos os aspectos - pedagógicos, transporte, merenda, como atendemos nossos professores e como a rede está organizada”, finalizou a secretária.

Cultura

O IV Encontro de Secretarias Municipais de Educação também contou com apresentações culturais, dos alunos da Escola Municipal Jardim Bela Vista, que juntamente com seus professores apresentaram os hinos nacional e de Castro; e com a apresentação dos alunos da Escola Municipal Professora Marilda Fonseca Fadel. O tema tropeirismo, cujo ciclo econômico tem relação direta com a origem do município, também esteve presente na decoração, na recepção, feita por um casal de jovens vestidos como tropeiros, e em materiais compartilhados ao longo do dia.

Com informações da Assessoria de Imprensa
PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE