Mais de 306 mil declarações de IR foram enviadas na região | aRede
PUBLICIDADE

Mais de 306 mil declarações de IR foram enviadas na região

Valor foi 9,41% superior ao total de 280 mil que era o projetado pela delegacia regional. Em Ponta Grossa, mais de 91 mil declarações foram enviadas

Crescimento regional ficou acima do registrado no Paraná e no Brasil. Em Ponta Grossa, 91,8 mil contribuintes prestaram contas ao Fisco
Crescimento regional ficou acima do registrado no Paraná e no Brasil. Em Ponta Grossa, 91,8 mil contribuintes prestaram contas ao Fisco -

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Receita Federal do Brasil recebeu uma quantidade recorde de declarações de Imposto de Renda Pessoa Física neste ano de 2023, totalizando 41,1 milhões em todo o país. Somente na região abrangida pela delegacia regional da Receita Federal em Ponta Grossa, que engloba 64 municípios, 306,5 mil declarações foram recebidas. É um número 9,41% acima das 280 mil que eram esperadas, o que representa um excedente de 26,3 mil declarações além do projetado. No Paraná e no Brasil o total recebido também foi além das estimativas da Receita.

Esse crescimento regional ficou acima do registrado no Paraná e no Brasil. No Estado, eram esperadas cerca de 2,5 milhões de declarações, e o total recebido alcançou 2,7 milhões, o que representa uma alta de 8,2%. Já no Brasil a Receita Federal esperava receber cerca de 39,5 mil declarações, valor que foi superado em 1,6 milhões, o que significou um incremento de 4,1%. Em Ponta Grossa, o crescimento foi próximo à média estadual: das 85 mil projetadas pela Receita Federal, um total de 91,8 mil foram recebidas, o que significa um incremento na casa dos 8%. Todos esses valores foram recordes.

Para o delegado da Receita Federal do Brasil em Ponta Grossa, Demetrius Soares, esse crescimento ocorreu tanto pelo crescimento da massa salarial quanto pela estagnação dos valores de incidência do Imposto de Renda. “Foi um total que superou bastante e surpreendeu a todos. Mas o fato é que aqueles valores eram uma estimativa. Como a tabela de imposto de renda ficou fixa, congelada por anos, mais contribuintes, ano após anos, tornaram-se obrigados a apresentar a declaração”, explicou. O valor mínimo de ganhos anuais que obriga a fazer a declaração, de R$ 28,5 mil, é o mesmo desde 2015, sem sequer ter ocorrido a atualização inflacionária. 

SEM PROBLEMAS

O delegado ainda reforça que não houve nenhum problema nos sistemas da Receita Federal, nem com o grande volume de transmissão no último dia. E ressalta que a meta de declarações pré-preenchidas foi alcançada. “Faço um destaque para Ponta Grossa que atingiu a meta de 25% de declarações pré-preenchidas enviadas. No Brasil, ficou em 24%, e no Paraná, em 23%”, conclui.


Mudanças foram confirmadas para 2024

O recorde desse ano não será batido em 2024. O motivo é que, com a mudança das regras para o próximo ano, quem recebe até dois salários mínimos não será obrigado a declarar. “Para o ano que vem, espera-se uma redução de cerca de um terço no número de pessoas obrigadas a declarar, por conta da alteração promovida pela Media Provisória 1.171, que alterou a primeira faixa da tabela”, disse Soares.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE