Prefeitos da região participam da Marcha em Defesa dos Municípios | aRede
PUBLICIDADE

Prefeitos da região participam da Marcha em Defesa dos Municípios

Evento reúne lideranças políticas de todo o país. Objetivo é colocar em pauta a situação dos municípios e debater questões ligadas ao desenvolvimento

Prefeitos (as) Irani Barros, Henrique Carneiro, Elisangela Pedroso, Elizabeth Schmidt, Douglas Modesto, José Luiz Bittencourt e Abimael do Valle estarão em Brasília
Prefeitos (as) Irani Barros, Henrique Carneiro, Elisangela Pedroso, Elizabeth Schmidt, Douglas Modesto, José Luiz Bittencourt e Abimael do Valle estarão em Brasília -

Allyson Santos

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A região dos Campos Gerais será representada na 24º edição da Marcha em Defesa dos Municípios, que ocorrerá entre segunda (27) e quinta-feira (30), em Brasília. O evento reúne lideranças políticas de todo o país com foco na discussão de pautas voltadas ao desenvolvimento das cidades.

Entre os gestores da região que confirmaram presença na Marcha estão os prefeitos (as) Irani Barros, de Arapoti; Henrique Carneiro, de Piraí do Sul; Douglas Modesto, de Ipiranga; Abimael do Valle, de São João do Triunfo; José Luiz Bittencourt, de Ventania; Elisangela Pedroso de Carambeí; e de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt, também participarão dos debates.

Em entrevista concedida ao Jornal da Manhã e Portal aRede nesta quinta-feira (23), Elisangela falou sobre a importância da presença da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) em debates de nível nacional. “Tudo que conseguirmos levantar neste evento será importante. Os municípios pequenos precisam mostrar suas respectivas realidades e é importante que os prefeitos estejam unidos neste momento”, disse a gestora, que também citou as discussões em torno do novo piso salarial do magistério, que ocorrerão durante a Marcha. Segundo ela, diversas cidades necessitam de apoio para garantir os reajustes necessários.

Melhorias para a saúde

O prefeito Irani Barros, que também atua como presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde), também falou sobre uma das pautas que serão debatidas em Brasília. “Temos a expectativa de que o governo federal atue para fortalecer os consórcios. Pretendo alinhar diálogos junto ao Ministério da Saúde para verificar os ideais do governo neste sentido. É importante que os municípios estejam sempre atentos às novas formas de financiamento e angriação de recursos para fortalecer a saúde regional”, disse.

Detalhes da programação

No primeiro dia estão previstos debates sobre obras paradas municipais e a operação do Cadastro Integrado de Projetos de Investimentos (CIPI); desafios do saneamento com o novo Marco; financiamento da Educação Municipal: Programas Federais, Creches, Obras Piso do Magistério e Fundeb; incidência do legislativo no pacto federativo do Suas; o Sistema Único de Saúde (SUS) para o futuro: reorganização e financiamento; e a nova proposta de regulação de transporte público coletivo no Brasil.

Durante o segundo dia, 28 de março, os debates serão organizados pelas áreas de Consórcios Públicos; Meio Ambiente; Contabilidade; Turismo e Cidades Históricas; Defesa Civil; e Trânsito. Além disso, os temas Lei de Licitações e obras paradas municipais serão abordados junto aos gestores municipais participantes. O terceiro dia de programação paralela, 29 de março, terá plenárias tanto no período da manhã quanto da tarde. Por fim, já no último dia de Marcha, as paralelas serão comandadas pelas áreas de Saúde; Contabilidade Municipal; Finanças e Meio Ambiente. A programação detalhada está disponível no site da Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

Com informações da Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE