Fadel pede apoio do Estado para os municípios afetados pelas chuvas | aRede
PUBLICIDADE

Fadel pede apoio do Estado para os municípios afetados pelas chuvas

Deputado estadual protocolou um ofício emergencial junto ao Governo do Paraná solicitando apoio financeiro e logístico para os municípios da região

Em entrevista ao Jornal da Manhã e Portal aRede, Moacyr Fadel falou sobre a necessidade de recuperar estradas situadas no interior dos Campos Gerais
Em entrevista ao Jornal da Manhã e Portal aRede, Moacyr Fadel falou sobre a necessidade de recuperar estradas situadas no interior dos Campos Gerais -

Allyson Santos

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O deputado estadual Moacyr Fadel (PSD) protocolou nesta sexta-feira (24) um ofício emergencial junto ao Governo do Paraná solicitando apoio financeiro e logístico para os municípios dos Campos Gerais. A região foi atingida por fortes chuvas no decorrer desta semana. Em entrevista concedida ao Jornal da Manhã e Portal aRede, o parlamentar revelou diálogos com prefeitos e citou a importância de uma ação rápida por parte do poder público. 

Fadel explicou que o documento foi enviado com o objetivo de garantir a continuidade das ações já prestadas pela Defesa Civil e pelo Departamento de Estradas e Rodagem do Paraná (DER/PR) no decorrer dos últimos dias. “Protocolamos o ofício de emergência visando o atendimento aos nossos municípios, devido ao grande estrago registrado não só nas rodovias asfaltadas, que servem como ligação entre as cidades, mas também nas estradas rurais”, disse.

A situação das vias localizadas no interior é um tema que tem causado preocupação aos prefeitos e lideranças regionais, uma vez que diversos trechos englobam o transporte escolar e também o escoamento da produção agrícola. “Praticamente toda a região depende muito das estradas rurais. Castro e Tibagi, por exemplo, possuem 5,5 mil e 4,5 mil quilômetros de estradas, respectivamente”, explicou.

Diálogo com gestores

Nesta sexta-feira (24), o deputado Moacyr dialogou com o presidente da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) e prefeito de Piraí do Sul, Henrique Carneiro (União). “Ele nos relatou a situação precária existente em todos os municípios dos Campos Gerais e nos pediu apoio. Muitas estradas estão intransitáveis. Estamos mantendo contato com todos os gestores da região, com o objetivo de auxiliar da melhor maneira possível. Já entramos em contato com todos os órgãos responsáveis, em especial com a diretoria do DER aqui na nossa região, pedindo apoio logístico”, afirmou o parlamentar.

Prevenção de tragédias

Durante a entrevista, Fadel também avaliou a infraestrutura regional como um todo e citou ações preventivas que podem ser tomadas em longo prazo. “Fui prefeito e sei das necessidades existentes. São tragédias que ocorrem praticamente todo o ano, em locais diferentes. Tivemos a infelicidade dessa situação ter atingido os Campos Gerais. Nunca vi algo parecido como o que ocorreu na última semana. É muito difícil garantir uma prevenção contra esses desastres naturais. Os municípios não conseguem se proteger de chuvas em alta intensidade, como as que observamos nesta semana. Não existe infraestrutura que resista a um volume de água tão grande. É necessário se precaver aos poucos, protegendo, especialmente, as pessoas que residem em áreas de risco”, disse.

Governo busca programa habitacional

Moacyr Fadel também citou a importância de proteger as famílias que atualmente residem em terrenos irregulares neste momento. “Um dos desafios do poder público é garantir uma moradia adequada para as famílias que residem em áreas de risco. Nós estamos procurando uma parceria junto ao Governo Federal, a partir do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’. Queremos colocar os Campos Gerais à frente na construção de novas residências populares, priorizando as famílias em situação de vulnerabilidade”, revelou. Com relação às ações emergencial, o deputado também se posicionou. “Vamos garantir que exista uma continuidade nessas ações de socorro, com foco na assistência social e infraestrutura, inicialmente”, concluiu.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE