Consórcio regional discute novos projetos para sequência do ano | aRede
PUBLICIDADE

Consórcio regional discute novos projetos para sequência do ano

Encontro entre os gestores aconteceu nesta sexta-feira (10), em Telêmaco Borba. Foram debatidos temas ligados à habitação, infraestrutura e gestão de resíduos

Reunião ocorreu no auditório Carmen Iolanda Dalécio, na Secretaria de Educação de Telêmaco Borba
Reunião ocorreu no auditório Carmen Iolanda Dalécio, na Secretaria de Educação de Telêmaco Borba -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Telêmaco Borba sediou nesta sexta-feira (10) a reunião do Consórcio Intermunicipal ‘Caminhos do Tibagi’, que reúne 12 municípios dos Campos Gerais. O encontro entre os gestores aconteceu no auditório Carmen Iolanda Dalécio, na Secretaria de Educação.

O prefeito e anfitrião, Dr. Marcio Matos (PSD), que também é presidente do Consórcio, deu as boas-vindas aos presentes.  O chefe do Executivo ressaltou a importância do órgão que colabora de forma coletiva para o desenvolvimento regional dos municípios participantes.

Entre os temas tratados no encontro estavam: a escala da Patrulha Pró Rural para este ano; a apresentação de propostas para iluminação e também para tratamento de resíduos sólidos e orgânicos, realizada por representantes da Caixa Econômica Federal; e novos investimentos em habitação.

O secretário-geral de Gabinete de Telêmaco Borba, Dr. Rubens Benck, também dissertou sobre o Sistema de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal (SIM/POA) e recomendou que os municípios consultem o Sebrae para alterações nas suas leis, para que o SIM/POA, possa ser regionalizado e os produtores possam comercializar seus produtos fora do seu município de origem.

Município tem adesão aprovada

Além de Telêmaco Borba, integram o SIM/POA os seguintes municípios: Ipiranga, Reserva, Rio Branco do Ivaí, Tamarana, Tibagi, Carambeí, Jaguariaíva, Ortigueira, Ivaí, Imbaú e Palmeira. O município de Porto Amazonas, teve a entrada aprovada no Consórcio por todos os representantes das demais cidades.

Discussões sobre aterro sanitário

Ainda em 2022, Dr. Márcio Matos, recebeu os representantes dos municípios que fazem parte do Consórcio para conhecer o projeto que visa a construção de uma Usina de Tratamento de Resíduos no Aterro Sanitário Regional. Apresentada pelas empresas Eco Products e W4, a proposta apresenta a implantação de um equipamento com tecnologia para reaproveitamento do lixo urbano e resíduos agroindustriais transformando-os em energia renovável, fabricação de ração animal e fertilizantes e outros. A empresa Klabin é parceira no projeto do novo aterro que está sendo construído na região de Imbaú. 

Projetos em conjunto

Em outra frente de discussão, o Dr. Marcio Matos (PSD), esteve reunido recentemente com a prefeita de Imbaú e vice-presidente do Consórcio, Dayane Sovinski (PSD). Eles debateram a integração do Sim/Poa entre os dois municípios e demais cidades participantes do Caminhos do Tibagi.

Na primeira reunião, ficou decidido que haverá um estudo para criação de um 'Sim' integrado entre os municípios da região, onde os produtores de produtos de origem animal possam comercializar entre os municípios do Consórcio do Vale do Tibagi. Os nove municípios serão convidados a serem inseridos no programa.

Telêmaco Borba já tem o Sim/Poa, porém, quem tem esse selo só pode comercializar em Telêmaco, assim como quem tem em Imbaú, só pode comercializar na própria cidade. Tiveram início as tratativas para os produtores de ambos os municípios possam comercializar na cidade do outro, assim como será feita a proposta para que seja livre a comercialização nos nove municípios do Consórcio.

Grupo completa sete anos de atuação

O Consórcio Caminhos do Tibagi completará, em 2023, sete anos de atuação em prol dos interesses regionais. Entre os objetivos da criação do grupo estão: Fomentar ações nas áreas de saneamento, recursos hidricos e sócio cultural, visando a promoção, proteção, preservação, conservação do meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável; Promover formas articuladas de planejamento, executar ações e atividades turísticas e recreativas mediante critérios e padrões de qualidade ambiental; Desenvolver serviços, atividades e obras de interesse dos consorciados, visando à implementação dos sistemas nacional e estadual de gestão dos recursos hídricos; entre outras frentes de atuação.

Com informações da Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE