'Caravana de Reis' volta às ruas de Castro depois de dois anos | aRede
PUBLICIDADE

'Caravana de Reis' volta às ruas de Castro depois de dois anos

Este ano, a Caravana de Reis se inicia já nesta quinta-feira (5), pela Colônia Terra Nova, na Capela Santa Terezinha, às 19h30.

Os reis magos Baltasar (Marcos Marques), Melchior (Jauri Matoski) e Gaspar (Jamil Prestes)
Os reis magos Baltasar (Marcos Marques), Melchior (Jauri Matoski) e Gaspar (Jamil Prestes) -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A tradicional Caravana dos Reis Magos, em Castro, completa 110 anos neste 2023. Ela teve início por volta de 1913, com apenas 12 homens, comandados por Deolindo Correia. Ligada a festa da Epifania do Senhor, lembrada pela Igreja em 6 de janeiro, a caravana era a reunião desses homens que saíam pelas casas, levando a mensagem do nascimento de Jesus. Os integrantes eram recebidos com muita festa nas residências, sempre com muita comida e bebida. Este ano, a Caravana de Reis se inicia já nesta quinta-feira (5), pela Colônia Terra Nova, na Capela Santa Terezinha, às 19h30.

Agostinho Bongestab recebe a Caravana há 80 anos, em Castro
Agostinho Bongestab recebe a Caravana há 80 anos, em Castro |  Foto: Diocese
  

Muitas casas e igrejas são visitadas nos dias 5 e 6. Na quinta-feira, a comitiva se concentrará na Casa da Cultura, no centro de Castro, a partir das 18 horas, e segue, então, para a série de encontros. “Uma das visitas acontecerá em Terra Nova, onde é feita uma troca de gentilezas. Eles (os ‘reis’) cantam e a comunidade responde, cantando em alemão. A última visita foi em 2020. Este ano, vai participar também o Coral Infantil. Após, é feita uma confraternização, onde muitos moradores da colônia trazem quitutes tradicionais de Natal”, comenta Alexandre Hubert, morador da Colônia Terra Nova, responsável pelo Ministério de Música e do Coral Infantil da Capela Santa Terezinha.

Ainda na quinta-feira, três casas - duas na região central e uma no distrito de Vila Rio Branco - receberão a visita da comitiva dos Reis Magos. Na sexta-feira, a igreja matriz de Sant' Ana abrirá suas portas para a Caravana, a partir das 18 horas, em uma Adoração ao Santíssimo. Em seguida, ela seguirá para a Capela de Santa Rita, no Tronco. Outras três casas, previamente agendadas, vão receber a apresentação da Caravana, no entorno do anel central de Castro. A festa folclórica, de caráter cultural e religioso, foi interrompida em 2001 em função da pandemia provocada pela Covid 19. 

Integrantes do presépio vivo e os reis magos, em Terra Nova
Integrantes do presépio vivo e os reis magos, em Terra Nova |  Foto: Diocese
  

Conforme explicou a funcionária da Casa da Cultura, Nilcéia Maria Zens, que coordena hoje o grupo e agenda visitação, desde 1992 a Caravana tem o apoio da prefeitura e está integrada ao calendário cultural/turístico local. “Formada inicialmente por homens, desde 1990 aceitava a participação de mulheres no coral. Temos hoje membros mais jovens", destacou. No total, são 37 integrantes, divididos entre coralistas, músicos e os três Reis Magos. De acordo com Nilcéia, a única condição é que nos locais visitados pela Caravana, tenham um presépio montado. No repertório musical constam Cânticos Reis, Noite Feliz e Adeste Fidelis. Nos últimos anos, Marcos Rene Marques faz o papel de Baltasar, Jauri Matoski encena a figura de Melquior e Jamil Prestes Santos personifica Gaspar. 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE