VCG cresce em tecnologia e moderniza a frota com novos ônibus
Empresa que faz o transporte coletivo municipal em Ponta Grossa conta com 800 colaboradores e realiza novos investimentos na cidade
Publicado: 22/07/2025, 16:59

Uma das empresas que mais gera empregos em Ponta Grossa é a Viação Campos Gerais (VCG). Presente na cidade há 61 anos, a empresa que atua no transporte coletivo municipal tem cerca de 800 colaboradores diretos, movimentando a economia dentro da cidade. A concessionária assinou um novo aditivo com a Prefeitura, por mais um ano de serviços (junho de 2026), até que saia o novo edital do transporte na cidade, e confirmou um investimento de pelo menos R$ 33 milhões para a renovação da frota, ainda neste ano, com a aquisição de 25 novos ônibus, sendo 10 articulados. Desses 10, metade são ‘superarticulados’, com maior capacidade.
"Investimos muito na bilhetagem eletrônica, com o uso de débito e crédito, que é uma facilidade: hoje no país são cerca de 20 municípios que contam com esse serviço"
O diretor de relações institucionais da empresa, Rodrigo Venske, detalha que a VCG presta um serviço público essencial para a população, e que ao longo dessas décadas, a empresa cresceu junto com o desenvolvimento do município. “Nesses 60 anos, a Viação cresceu muito, acompanhando o crescimento e o desenvolvimento da cidade. Então, para cada loteamento novo que é aberto num bairro, a gente precisa pensar um estudo daquela linha”, explica. Hoje, a VCG tem uma frota com 196 ônibus, que atuam em 95 linhas.
Venske destaca a movimentação econômica fomentada pela empresa. “O funcionário que trabalha em Ponta Grossa, gasta seu dinheiro em Ponta Grossa. Então, é uma economia muito importante, porque ela é cíclica: a VCG acaba gerando também riqueza para a cidade, e recolhe os tributos 100% em Ponta Grossa”, relata, lembrando a movimentação também de pessoas economicamente ativas. “Aproximadamente 45% dos compradores do ‘vale-transporte’ na cidade são as empresas”, acrescenta.
Recentemente, os maiores investimentos da VCG foram em tecnologia. “Hoje, 100% da nossa frota é georreferenciada, e o embarque é 100% monitorado, então temos o mapeamento de onde os passageiros estão vindo. Investimos muito na bilhetagem eletrônica, com a utilização de débito e crédito, que é uma facilidade: hoje no país são cerca de 20 municípios apenas que contam com esse tipo de serviço”, informa.
Para o futuro, a VCG planeja seguir no transporte da cidade. “Ponta Grossa é uma cidade economicamente muito importante no Estado do Paraná. Várias empresas estão abrindo e isso demanda cada vez mais ônibus, demanda um sistema mais robusto. Esperamos ser vitoriosos e estar na cidade nos próximos 20 anos, nos próximos 61 anos também”, conclui, destacando que a próxima concessão demandará de investimentos de aproximadamente R$ 1 bilhão.