WEBSTORIES

Aprenda a conservar o abacate na geladeira por 3 dias sem ficar preto

Você corta um abacate, guarda metade na geladeira e no dia seguinte ele está escuro, com cara de estragado? A boa notícia é que dá para evitar isso com técnicas simples que mantêm a fruta bonita e saborosa por até três dias. Quem explica é a nutricionista Kassia Lima Almeida, especialista em segurança de alimentos.
FOTO: Getty Images.

Veja como “salvar” o abacate

- Deixe o caroço na parte não consumida. - Use plástico filme ou pote hermético. - Pingue gotas de limão ou vinagre na polpa. - Evite guardar com frutas que liberam etileno. - Mantenha refrigerado e consuma em até 72 horas.
FOTO: Getty Images.
A melhor forma de armazenar o abacate por até três dias, sem que ele escureça, começa logo após o corte, explica Kassia ao Metrópoles. Caso seja consumido apenas metade da fruta, a expert recomenda deixar o caroço na parte que será guardada. Isso ajuda a proteger a polpa da exposição ao oxigênio, retardando a oxidação.
FOTO: Getty Images.
Além disso, a polpa precisa ser protegida do ar. “Envolver bem com plástico filme, colocando diretamente sobre a superfície do abacate, ou armazenar em um pote hermético, ajuda muito”, orienta a nutricionista.
FOTO: Getty Images.

Truques caseiros para conservar o abacate

Outra dica é pingar gotas de limão ou vinagre sobre a superfície cortada. “A acidez reduz a ação da enzima polifenoloxidade, que é a responsável pelo escurecimento”, afirma a especialista em segurança de alimentos.
FOTO: Getty Images.
Quem quiser ir além, pode ainda pincelar uma camada fina de azeite sobre a polpa, criando uma barreira contra o ar. Ou, se preferir, mergulhar o pedaço da fruta em água dentro de um pote fechado na geladeira.
FOTO: Getty Images.

Formas de consumo do abacate “O abacate pode servir de acompanhamento no café da manhã, em uma torrada com ovos, ou pode ser incluído como vitamina. Outra opção é acrescentá-lo em saladas, ou servir com as carnes vermelhas em forma de maionese. No lanche da tarde ou no jantar, a guacamole é uma ótima opção”, orienta a nutricionista Maressa Rodrigues de Paula. Informações: Metrópoles.

O local do armazenamento também influencia. Kassia recomenda deixar o abacate na parte menos fria da geladeira, a exemplo da gaveta de legumes, e longe de frutas como maça e banana — já que elas liberam etileno e aceleram o amadurecimento.
FOTO: Getty Images.

O abacate é rico em vitaminas A, B e K, e fonte de minerais como potássio, manganês, ferro, cobre e zinco. A fruta também contém fibras, antioxidantes e gorduras monoinsaturadas, consideradas boas para o organismo.

Seguindo essas dicas, o abacate pode ser consumido por até 72 horas, sem perder sabor, textura e nutrientes importante, como vitaminas E e C, e gorduras boas. Além de evitar o desperdício, as orientações ajudam a manter a fruta pronta para uso em saladas, vitaminas e pastinhas. Informações: Metrópoles.
FOTO: Getty Images.

Clique no botão abaixo para ver mais webstories