WEBSTORIES

Direito da UEPG completa 70 anos de história

A segunda faculdade isolada que deu origem à instituição completa, neste domingo (04), sete décadas de existência. Dentre histórias e muita influência em todo o Brasil, o curso se estabelece como um dos mais tradicionais, com conexão profunda com a comunidade, ensino, pesquisa e extensão.
FOTO: Divulgação/UEPG.
Na segunda fileira de baixo para cima, está Gustavo Ângelo Mandalozzo, o terceiro da esquerda para a direita na foto dos formandos da primeira turma de Direito de Ponta Grossa. Apesar de ter sido tirada em 1963, algumas características seguem as mesmas em 2024: óculos em formato quadrado, cabelos penteados para trás e um olhar marcante – este, hoje, tem lágrimas nos olhos ao lembrar do passado.
FOTO: Divulgação/UEPG.
O curso hoje tem a capacidade de formar profissionais tão ou mais brilhantes como os da primeira turma. Para além das salas de aula, existe uma estrutura altamente desenvolvida. Alunos têm a oportunidade de participar do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ); Centro Acadêmico Carvalho Santos (Cacs); seis especializações lato sensu; e mestrado profissional.
FOTO: Divulgação/UEPG.
A Faculdade Estadual de Direito de Ponta Grossa foi a responsável pelo início da trajetória do curso de Direito na cidade. Depois da Lei Estadual nº 2179, de 04 de agosto de 1954, que autorizou a criação do curso, a primeira turma iniciou somente quatro anos depois. Uma cidade do interior do Paraná, que estava iniciando seu projeto de expansão industrial com beneficiamento de soja, era observada com olhares ultrajados da capital pela ideia da criação do curso.
FOTO: Divulgação/UEPG.
E até hoje, se em todos os anos ps alunos entram pela mesma porta, sobem as mesmas escadas e entram nas mesmas salas, é porque teve uma turma que começou tudo. De cabelos grisalhos e com orgulho da família, Seu Ângelo teve filhos e netos que seguiram seus passos em Direito UEPG. Aos 85 anos, ele não tem arrependimentos. “Eu voltaria a fazer o curso de novo. Direito UEPG serviu muito, muito, muito em tudo, na minha vida pessoal e também em decisões na vida empresarial”, completa emocionado.
FOTO: Divulgação/UEPG.

Leia mais no portal aRede