WEBSTORIES

Jogos Escolares do Paraná completam 70 anos em 2024

A edição 2024 dos Jogos Escolares do Paraná (Jeps), que começa em 3 de maio, vai comemorar, também, os 70 anos de existência da competição.
FOTO: Divulgação/SEES-PR.
Um dos mais tradicionais eventos esportivos promovido pelo Governo do Estado, os Jeps reúnem atletas de 12 a 17 anos, alunos de escolas estaduais, municipais e particulares em disputas de futsal, atletismo, basquetebol, voleibol, handebol e xadrez (além de badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis, tênis de mesa, vôlei de praia e golf7, disputados apenas nas fases finais).
FOTO: Divulgação/SEES-PR.
A primeira edição foi no início dos anos 1950, com o nome Jogos Colegiais do Paraná (Jocops), realizada apenas em Curitiba. Participaram 52 instituições de ensino, ginasiais e colegiais.
FOTO: Divulgação/SEES-PR.
Em 1975, já abrangendo o Interior do Estado, a competição passou a ser denominada Jogos Escolares do Paraná.
FOTO: Divulgação/SEES-PR.
Em 2022, os Jeps tiveram mais de 90 mil inscritos, entre alunos-atletas e professores-treinadores, de 395 municípios, um recorde até então. Em 2023, foram mais de 113 mil participantes de 396 municípios.
FOTO: Divulgação/SEES-PR.
Realizados pela Secretaria de Estado do Esporte (SEES), em parceria com a Secretaria da Educação, municípios e a Federação Paranaense do Desporto Escolar, os Jeps crescem a cada edição em número de participantes, qualidade dos atletas e interesse da comunidade.
FOTO: Divulgação/SEES-PR.
Atualmente, quase todos os municípios enviam delegações para as disputas, movimentando diversas regiões das sedes das fases municipal, regional, macrorregional e final.
FOTO: Divulgação/SEES-PR.
Após a fase estadual, as seleções paranaenses, formada pelos destaques, participam do calendário nacional representando o Paraná. No ano passado, o Paraná levou 262 pessoas para a disputa dos Jogos Escolares Brasileiros (Jebs), em Brasília. Também foram enviados 202 atletas e treinadores para Ribeirão Preto para os Jogos da Juventude do Comitê Olímpico Brasileiro e 24 para a Bahia, onde o Paraná foi campeão do Campeonato Brasileiro de Futsal Escolar.
FOTO: Divulgação/SEES-PR.

Leia mais no portal aRede