Outubro Rosa: a importância da prevenção ao câncer de mama | aRede
PUBLICIDADE

Outubro Rosa: a importância da prevenção ao câncer de mama

Com estimativas de mais de 73 mil novos casos em 2024, ginecologista alerta para a relevância dos exames preventivos

Outubro Rosa é um convite para cuidar da saúde e promover a conscientização entre familiares e amigos.
Outubro Rosa é um convite para cuidar da saúde e promover a conscientização entre familiares e amigos. -

Publicado por Mariele Zanin

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a estimativa para 2024 é de mais de 73 mil novos casos de câncer de mama no Brasil, tornando a prevenção e o diagnóstico precoce fundamentais. No mês de Outubro Rosa é importante reforço da conscientização do tipo de câncer mais comum entre as mulheres no país.

Juan Carlos Quiroga Galvan, ginecologista da Clínica Censo, destaca a importância dos exames regulares para detecção precoce da doença. "O câncer de mama pode ser tratado com muito mais eficácia quando diagnosticado no início. O Ministério da Saúde recomenda a mamografia para mulheres a partir dos 50 anos, e a Sociedade Brasileira de Mastologia a partir dos 40, mas é aconselhável conhecer o próprio corpo e conversar com o seu médico sobre a necessidade de realizar o exame em outras idades”, afirmou.

Embora o câncer de mama seja mais comum em mulheres com mais de 50 anos, ele pode ocorrer em homens e em mulheres mais jovens e, muitas vezes, de forma mais agressiva. Além dos fatores genéticos, o estilo de vida também desempenha um papel importante no desenvolvimento da doença:

- Consumo de álcool;

- Sedentarismo;

- Sobrepeso;

- Tabagismo;

- Exposição à radiação, por exemplo, em tratamentos como radioterapia.

Os fatores de risco que podem ser controlados. Outubro Rosa é um convite para cuidar da saúde e promover a conscientização entre familiares e amigos. “A campanha é uma oportunidade para lembrar que o autoexame é importante, mas não substitui a mamografia, que é o exame mais eficaz para detectar a doença em estágios iniciais”, reforçou Galvan.

Com informações: Assessoria de Imprensa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE