Grupo Dia de Arte celebra 10 anos com Festival de Teatro
Com uma programação diversificada e acessível, o festival traz espetáculos que celebram a trajetória do grupo
Publicado: 13/09/2024, 12:34
O Grupo Dia de Arte, fundado por Michella França e David Dias, está comemorando 10 anos de existência com o Festival Dia de Arte, que celebra uma década de dedicação ao teatro em Ponta Grossa. Os atores estiveram no estúdio aRede para o canal Viver Bem e contaram detalhes sobre o festival e sobre a trajetória do grupo.
A proposta do festival é revisitar o repertório do grupo, trazendo espetáculos que marcaram a trajetória da companhia. A ideia surgiu há um ano, quando perceberam que este era um marco importante. "Fazer teatro no Brasil é uma luta constante, é resistência. Então, comemoramos essa conquista com muito orgulho", disse Michella. Com o apoio de um edital do Estado do Paraná, o grupo conseguiu viabilizar a produção e manutenção das peças. “Foi fundamental para atualizarmos cenários e figurinos, garantindo ao público uma experiência renovada”, explicou David.
Além de apresentar oito peças do repertório do Dia de Arte, o festival também conta com grupos convidados, como a Cia da Abração, de Curitiba, que apresentará o espetáculo "Pelas Mãos de Maria ou as Vozes de Simone", e a Cena Trupe, de Sarandi, que trará a peça infantil "Contos da Dona Onça". Essas apresentações garantem uma programação diversificada, alcançando diferentes públicos.
O Festival Dia de Arte conta com iniciativas de inclusão e acessibilidade. Todas as peças contarão com intérprete de Libras e audiodescrição, garantindo que pessoas com deficiência possam desfrutar das apresentações. "A arte deve ser acessível para todos. É uma alegria poder proporcionar isso, especialmente com o apoio dos editais que viabilizam essa inclusão", destacou Michella, que falou também sobre sua experiência pessoal com a acessibilidade, sendo mãe de um filho autista.
Outro ponto alto do festival é a preocupação com a descentralização da cultura. O Dia de Arte fará apresentações específicas para escolas públicas, com foco em instituições localizadas em áreas periféricas e rurais de Ponta Grossa. "É uma oportunidade de aproximar crianças e jovens do teatro, muitas delas visitando um teatro pela primeira vez. É emocionante pensar no impacto que isso pode causar na vida delas. Com certeza a sementinha a gente tá plantando ali", afirmou David.
Michella e David destacaram a importância da autoprodução na trajetória do grupo. Ambos enfrentaram os desafios de viver de arte no Brasil, mas encontraram na produção independente a chave para sobreviver e prosperar. "Produzir nossas próprias peças nos deu autonomia e nos ensinou a buscar recursos e oportunidades", comentou Michella.
Para o futuro, o grupo planeja continuar investindo em novas montagens e fortalecer a participação na Associação de Teatro para Infância e Juventude do Paraná (ATINJ). "Estamos sempre buscando nos aprimorar e trazer novidades para o público", finalizou David.
Os atores convidam a todos para participar do Festival Dia de Arte - 10 anos, que promete ser um marco na cena teatral de Ponta Grossa, não apenas celebrando a história do grupo, mas também promovendo inclusão e descentralização cultural. O grupo pode ser acompanhado pelas redes sociais @espacodiadearte. Segue a programação completa do festival:
Cine-Teatro Ópera – Entrada Gratuita
14/09 (sábado) – 20h: Pelas mãos de Maria ou as vozes de Simone – Cia do Abração (Curitiba)
19/09 (quinta-feira) – 19h: O que eu deveria ser se não fosse quem eu sou
20/09 (sexta-feira) – 19h: Memórias
27/09 (sexta-feira) – 19h: Querem acabar comigo
28/09 (sábado) – 16h: Contos da Dona Onça – Cia Cenatrupe (Sarandi)
29/09 (domingo) – 16h: Ai! Sumiram os brinquedos
05/10 (sábado) – 16h: Heróis da Natureza
06/10 (domingo) – 16h: Uma aventura no mundo dos livros
10/10 (quinta-feira) – 15h: Entre o Sol e a Lua