Já pensou em praticar Arco e Flecha? Conheça o Arqueria Experience
Concentração, disciplina e foco são algumas das habilidades desenvolvidas com a prática do Arco e Flecha
Publicado: 04/09/2024, 13:11
No episódio de hoje (04), do canal Viver Bem, o entrevistado foi o Alan Formolo, fundador do programa Arqueria Experience. Na entrevista, ele conta que a arqueria é inspirada na arte marcial japonesa Kyujutsu e compartilhou como ela está sendo utilizada hoje tanto para o desenvolvimento pessoal quanto em treinamentos corporativos.
Alan explicou que a prática do Kyujutsu, a arqueria combativa japonesa, era uma arte marcial utilizada pelos Samurais, que eram conhecidos por sua busca incessante pela excelência em tudo o que faziam. Essa filosofia é a base do Arqueria Experience, que surgiu através de uma conversa descontraída do Alan com uma profissional de treinamentos, ao discutir os benefícios que a prática do arco e flecha trazia para o ser humano. Assim, o projeto nasceu, inicialmente voltado para o público corporativo, mas que com o tempo, foi aberto ao público em geral.
Entre os benefícios mentais, a prática da arqueria promove a concentração, a disciplina e a melhoria contínua, habilidades que são extremamente valiosas tanto na vida pessoal quanto no ambiente corporativo. Já nos benefícios coletivos, Alan destacou a criação de um espírito de equipe, uma mentalidade colaborativa e a sincronia entre os membros, o que resulta em uma conquista de objetivos de forma mais harmônica e eficiente.
Alan destacou que o verdadeiro desafio está em dominar o processo e ressalta a concentração para a prática como um alívio para a ansiedade. “Uma coisa interessante é que esse trabalho da concentração ajuda muito o ser humano a ter um controle sobre ansiedade. Quando nós estamos concentrados nós fazemos as coisas bem feitas e quando nós estamos ansiosos, estamos dispersos e normalmente as coisas saem meio atropeladas”, completa.
No último sábado, aconteceu uma edição do Arqueria Experience que foi aberto ao público pela primeira vez e que promete se repetir. Alan mencionou que, embora a prática exija um pouco de força para manejar o arco, ela é acessível a adolescentes a partir de 12 anos e até a gestantes, como foi o caso de uma das participantes do último evento. Ele também reforçou que a segurança é prioridade, com protocolos rigorosos para garantir uma experiência tranquila para todos.
Para aqueles que se interessaram pela prática e querem saber mais, o Arqueria Experience pode ser encontrado no Instagram @arqueria.experience. Alan nos presenteou com uma demonstração ao vivo dos equipamentos durante a entrevista, destacando a simplicidade e a eficácia dos arcos artesanais de bambu que são utilizados na prática. Para conferir a entrevista completa, acesse o Facebook, Portal ou Youtube da aRede.
PRÓXIMO EPISÓDIO - Na sexta-feira (06), a partir das 11h30, vai ao ar no Viver Bem a entrevista com a Érika Zanoni, psiquiatra veterinária. A profissional aborda sobre a importância de cuidar da saúde mental dos pets e fala sobre seu trabalho no Spamedpet. Confira!