Hipertensão: tudo o que você precisa saber sobre a pressão alta
A hipertensão ou pressão alta afetam a maioria dos idosos e podem levar a graves doenças cardiovasculares. Saiba mais sobre o quadro
Publicado: 22/05/2024, 18:30
Também conhecida como hipertensão, a pressão alta atinge 32,5% da população adulta brasileira, o que representa 36 milhões de pessoas. Ela é mais frequente em pessoas idosas, atingindo 60% das pessoas com mais de 65 anos. Quanto maior a idade, maior o risco de que o quadro contribua direta ou indiretamente para graves doenças cardiovasculares.
A hipertensão arterial ocorre quando há uma alta força exercida pelo sangue nas paredes dos vasos sanguíneos, quando ele é bombeado pelo coração. A medicina considera que há um quadro de pressão alta quando eles ultrapassam os 140/90 mmHg (milímetros de mercúrio) ou 14 por 9.
Como descobrir se tenho hipertensão?
Tontura, falta de ar e dor de cabeça são sintomas comuns da pressão alta. No entanto, na maioria das vezes, uma pessoa que sofre de hipertensão não apresenta indícios que acusem o problema e só o descobre quando ela já levou a quadros mais graves.
Para descobrir se é hipertenso, é preciso fazer a medição da pressão arterial. Os aparelhos medidores registram a pressão máxima (sistólica), quando o coração se contrai, e a pressão mínima (diastólica), quando o órgão se dilata. A pressão considerada ótima é de 12 por 8.
Apesar de não ter cura na maioria das vezes, a hipertensão tem controle com medicamentos e a adoção de hábitos saudáveis. Em boa parte dos casos, uma mudança no estilo de vida é o suficiente para lidar com o problema.
Confira a matéria completa no portal Metrópoles