Dia do autismo: entenda os critérios de diagnóstico | aRede
PUBLICIDADE

Dia do autismo: entenda os critérios de diagnóstico

O Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo é uma oportunidade para frear o estigma sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Hoje é o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo (02)
Hoje é o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo (02) -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Hoje é o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo (02). A data tem o objetivo de chamar a atenção para o Transtorno do Espectro Autista (TEA), suas nuances e formas de diagnóstico.

Dados do Sistema de Informações Ambulatoriais (SIA) do Ministério da Saúde mostram que o Brasil realizou em 2021 9,6 milhões de atendimentos ambulatoriais a pessoas com autismo. Desse total, 4,1 milhões foram para o público com até 9 anos de idade.

Para a psicóloga Luciane Costa, da FourC Bilingual Academy e da FourC Learning, nos últimos anos temos testemunhado um considerável aumento no alcance e disseminação de informações sobre o autismo. Isso permite que mais pessoas tenham conhecimento sobre a condição.

“No entanto, apesar desse progresso, o autismo continua sendo amplamente mal compreendido. Muitas pessoas enfrentam estigmas, discriminação e preconceito, o que resulta na privação de acesso a recursos adequados e na limitação de sua participação plena na sociedade”, avalia a psicóloga.

Ela lembra que o espectro do autismo abrange uma ampla gama de manifestações e expressões, tornando-se uma condição altamente individualizada. Portanto, os desafios variam significativamente de acordo com o posicionamento do indivíduo dentro do espectro.

Critérios de diagnóstico de autismo

Todos os desafios citados anteriormente podem apontar para o diagnóstico do autismo. Isso porque o TEA é um distúrbio caracterizado pela alteração das funções do neurodesenvolvimento do indivíduo, interferindo na capacidade de comunicação, linguagem, interação social e comportamento.

Segundo o Ministério da Saúde, os sinais mais comuns do TEA são:

- Apresentar atraso anormal na fala;

- Não responder quando for chamado e demonstrar desinteresse com as pessoas e objetos ao redor;

- Ter dificuldades em participar de atividades e brincadeiras em grupo, preferindo sempre fazer tarefas sozinho;

- Não conseguir interpretar gestos e expressões faciais;

- Ter dificuldade para combinar palavras em frases ou repetir a mesma frase ou palavra com frequência;

- Apresentar falta de filtro social (sinceridade excessiva);

- Sentir incômodo diante de ambientes e situações sociais;

- Ter seletividade em relação a cheiro, sabor e textura de alimentos;

- Apresentar movimentos repetitivos e incomuns, como balançar o corpo para frente e para trás, bater as mãos, coçar algumas partes do corpo (como ouvidos, olhos e nariz), girar em torno de si, pular de forma repentina, reorganizar objetos em fileiras ou em cores;

- Mostrar interesse obsessivo por assuntos considerados incomuns ou excêntricos, como biologia, paleontologia, tecnologia, datas, números, entre outros;

- Ter problemas gastrointestinais ocasionados por quadros de ansiedade.

Segundo Luciane, para confirmar o diagnóstico esses sintomas precisam aparecer no período do desenvolvimento. Ou seja, na primeira infância, até os 6 anos de idade. “Para crianças que não apresentam de forma tão significativa esses sinais, o diagnóstico pode vir mais tarde, mas é comum observar alguns indicativos ainda nessa fase”, diz a profissional.

Confira a matéria completa no portal Metrópoles

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE