Nutricionista conta quais frutas ajudam na prevenção do Alzheimer
O consumo de determinadas frutas tem efeitos positivos a longo prazo, contribuindo com a prevenção do Alzheimer
Publicado: 26/02/2024, 18:31
O Alzheimer é uma doença progressiva, que prejudica a memória e as habilidades do pensamento. Embora a sua causa ainda seja desconhecida, estudos mostram que a forma como nos alimentamos tem um impacto significativo na prevenção da doença.
De acordo com a nutricionista Marcella Oliveira, do Hospital Universitário Cajuru e Hospital São Marcelino Champagnat, ambos no Paraná, frutas como o mirtilo, morango e uva contêm antioxidantes chamados polifenóis, que podem ajudar a combater o estresse oxidativo no cérebro, associado ao envelhecimento e a algumas condições neurodegenerativas.
A nutricionista esclarece que não há quantidade exata de ingestão de frutas para esse tipo de prevenção. O que não impede de uma sugestão de consumo de três a quatro porções variadas durante um dia dentro da dieta balanceada.
Outro acréscimo é que as frutas são parte fundamental de um plano alimentar saudável. Podem desempenhar um papel na saúde cerebral e, paralelamente, há certas pesquisas que apontam a sua eficácia nesse trabalho.
“Alguns estudos sugerem que certas frutas ricas em antioxidantes e compostos anti-inflamatórios podem ter benefícios na prevenção de doenças degenerativas, o que inclui o Alzheimer”, concluiu Marcella.
Com informações do portal Metrópoles