Turmas de Imbituva visitam quilombo em Ivaí e entrevistam moradores
Quilombo Rio do Meio, localizado em Ivaí, contribuiu para que alunos dos quartos anos A, B e C da Escola Jacob Brenner de Barros tivessem uma imersão cultural, social e histórica
Publicado: 29/07/2025, 06:00
Os quartos anos A, B e C da Escola Municipal Jacob Brenner de Barros realizaram uma visita educativa, no início de julho, ao Quilombo do Rio do Meio, em Ivaí, que faz parte do projeto da turma ‘A’, Conexões Africanas. A professora Ana Cláudia Pinho Schreiner aponta que a visita teve como objetivo aprofundar os conhecimentos sobre a história e a cultura afro-brasileira, especialmente acerca da vida dos escravizados e a resistência quilombola.
“A atividade foi iniciada com uma pequena caminhada até o local do quilombo, o que permitiu aos alunos vivenciarem, ainda que simbolicamente, um pouco das dificuldades enfrentadas pelos escravizados na época, além de observarem a natureza ao redor e se prepararem para a experiência cultural que os aguardava”, destaca a educadora.
No lugar, explica a docente, foram recepcionados por moradores locais, descendentes de escravizados, que apresentaram objetos, utensílios e documentos antigos deixados por pessoas em situação de escravidão que se refugiaram lá. Os materiais, elenca Ana Cláudia, foram cuidadosamente preservados e ajudam a contar a história e as tradições daquele povo.
“Os moradores estavam vestidos com roupas e adereços típicos, como vestidos compridos e estampados, camisas estampadas e turbantes, o que permitiu aos alunos visualizar com mais realismo o contexto histórico que estavam estudando. Eles também compartilharam histórias de seus antepassados por meio de entrevistas, respondendo perguntas feitas pelos alunos com atenção e carinho”, aponta a professora.
GALERIA DE FOTOS
Houve interação entre os alunos e moradores, troca de experiências, perguntas curiosas e demonstração de interesse genuíno por parte dos educandos, que ouviram atentamente os relatos, aprenderam sobre a importância da resistência quilombola e sobre como essas comunidades preservaram sua cultura e identidade ao longo do tempo.
“Durante a visita, também houve momentos de reflexão e debate sobre temas como respeito, igualdade racial e racismo. As professoras conduziram conversas importantes com os alunos sobre a importância de valorizar a diversidade e combater qualquer forma de discriminação”, complementa a educadora.
A docente ainda cita que a visita ao Quilombo Rio do Meio foi uma experiência rica e significativa. “Além de aprenderem sobre história, os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar valores como o respeito, a empatia e o reconhecimento das contribuições da cultura afro-brasileira na formação do nosso país. A aluna Thiciane fez um desenho e entregou para um dos responsáveis, outros alunos levaram alguns mimos, como forma de agradecimento”, conclui a professora.
Acesse o blog escolar da Escola Professor Jacob Brenner de Barros clicando aqui.