Secretária destaca ações na rede municipal de Rebouças
Regina Mara Cordeiro, à frente da pasta da Educação desde o início de 2025, traz avaliação da gestão, valorização profissional e foco em um ensino participativo junto à comunidade
Publicado: 28/07/2025, 17:51

O Grupo aRede iniciou, na manhã dessa segunda-feira (28), uma série de entrevistas com os secretários de Educação dos Municípios que atuam no projeto Vamos Ler – Geração Digital em 2025. A primeira convidada foi a secretária Municipal de Rebouças, Regina Mara Cordeiro, que falou sobre uma série de ações, investimentos e sua gestão nestes quase sete meses à frente da pasta.
“O nosso foco, já de início, foi um trabalho bem intenso com a Educação Infantil e alfabetização. Nós entendemos que a questão dessa base é o que vai fazer a diferença na carreira escolar da criança. Então, nós temos focado muito nesse público”, aponta a gestora.
Outro ponto destacado pela educadora foi com foco na educação especial: com entendimento que a inclusão deve acontecer diariamente, a Secretaria vem dando atenção nas escolas. Dentro da gestão, ainda, Regina pontua sobre a organização da equipe multiprofissional, que conta com fonoaudióloga, psicóloga, psicopedagoga, fase de contração de assistente social, além de várias parcerias.
“Tivemos a contratação de 15 novos professores no início do ano, além de outros assistentes operacionais, motoristas, mas esses professores, principalmente para a gente atender melhor as nossas crianças com professores capacitados, são todos concursados”, elenca a secretária.
Nos investimentos dentro da rede municipal, a gestora cita a necessidade de construção de espaços, como um novo centro de Educação Infantil, a meta da educação em tempo integral. Em complemento, os tópicos voltados à valorização profissional também foram destaques na fala de Regina.
“Buscamos cada vez mais propiciar para os nossos profissionais um ambiente que seja propício para eles desenvolverem o trabalho deles. Que eles consigam trabalhar da melhor maneira possível. Todos lá, nós conseguimos manter o que é a lei garante, que é o piso. Todos os nossos professores recebem o piso”, complementa a secretária.
Por fim, a gestora trouxe um recado à população reboucense sobre o trabalho com a rede municipal. “Eu sempre digo para as famílias que a Secretaria de Educação é uma parceira. Eles precisam ter a abertura de estar junto no processo de ensino-aprendizagem. É um trabalho em conjunto”, conclui a secretária.
VAMOS LER
O Vamos Ler – Geração Digital, projeto de mídia, educação e novas tecnologias do Grupo aRede, está em seu terceiro ano no município de Rebouças. Com ampla adesão dos quintos anos, as videoaulas especiais dos parceiros têm grande destaque em sala de aula. “Essa parceria (Município e Vamos Ler), ela mostra para o mundo como é realmente a realidade da educação. E, os nossos professores são muito engajados. O projeto deu super certo no município de Rebouças”, avalia Regina.