Jornalismo mirim destaca eficácia do Matific em Imbaú
Plataforma da Matemática foi alvo de várias ações, como jornal escolar em sala de aula, mostrando como ferramenta contribui de forma efetiva para quarto ano C da Escola Barão do Rio Branco aprofundar na disciplina
Publicado: 30/06/2025, 09:20
O quarto ano C da Escola Municipal Barão do Rio Branco, em Imbaú, da professora Laudicéia Bankes, desenvolveu uma atividade dentro da aula de Matemática com a plataforma Matific. A docente pontua que a ferramenta complementar ao ensino da disciplina foi para demonstrar sua eficácia. O trabalho contou com reportagem jornalística em sala de aula.
“Após o desenvolvimento dos conteúdos programáticos tradicionais pela professora, os alunos tiveram a oportunidade de revisar e consolidar seus conhecimentos de forma lúdica e engajadora. Foi perceptível o entusiasmo e a motivação dos estudantes ao explorar os jogos da plataforma. A natureza interativa do Matific, com seus desafios e recompensas, transformou a revisão dos conceitos matemáticos em uma experiência divertida e menos tediosa”, aponta a educadora.
Laudicéia explica que os educandos puderam praticar habilidades como operações aritméticas, reconhecimento de formas geométricas, frações e outras áreas da matemática de maneira autônoma, cada um em seu próprio ritmo. A plataforma, relata a professora, mostra-se particularmente útil, pois oferece diferentes abordagens para o mesmo conteúdo, atendendo a diversos estilos de aprendizagem e proporciona um feedback imediato, permitindo que os alunos identifiquem seus erros e os corrijam em tempo real.
GALERIA DE FOTOS
“Observou-se que a autonomia dos alunos no uso da plataforma contribuiu para o desenvolvimento de sua confiança em matemática. A possibilidade de errar e tentar novamente sem julgamentos incentivou a persistência e o aprendizado ativo”, cita a educadora.
Houve, também, uma bancada de jornal, onde os estudantes atuaram como âncoras e repórteres, entrevistando os próprios colegas sobre a plataforma Matific, seus jogos e atividades. Os alunos demonstraram muito empenho ao realizar essa atividade sobre entrevista, conforme elenca a docente. Para complementar, Laudicéia diz que a aula com o uso da plataforma Matific foi um sucesso, gerando ambiente de aprendizado dinâmico e produtivo.
“Os alunos demonstraram maior engajamento com os conteúdos de matemática e uma compreensão mais sólida dos temas abordados. A plataforma se mostrou uma valiosa ferramenta para complementar as aulas regulares, transformando a revisão em um momento esperado e divertido. Continuaremos a integrar a plataforma Matific em nossas aulas de Matemática, aproveitando seu potencial para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem e fortalecer a relação dos alunos com a disciplina”, conclui a professora.
Acesse o blog escolar da Escola Barão do Rio Branco clicando aqui.