Aula do Vamos Ler auxilia turma de PG no combate à dengue
Conteúdo realizado em parceria com a Unimed Ponta Grossa foi importante para o quarto ano da Escola Lúcia Pacher consolidar importantes conhecimentos sobre a doença
Publicado: 07/05/2025, 10:40

Os alunos do quarto ano A da Escola Municipal Professora Lúcia Pacher, orientados pela professora Claudia Maria Guerreiro, participaram de uma sequência de atividades educativas com foco no combate à dengue, utilizando como base uma videoaula especial do projeto Vamos Ler, em parceria com a Unimed Ponta Grossa, sobre os cuidados com a doença.
Segundo a docente, a proposta foi iniciada com a exibição da videoaula e uma roda de conversa sobre o ciclo de vida do mosquito Aedes aegypti e os riscos da dengue. Para tornar o aprendizado mais lúdico e acessível, a professora introduziu os personagens “Seu Aedes” e “Dona Dengosa”, mascotes criados pela turma que representam os mosquitos transmissores da doença. “A história contada sobre os dois personagens ajudou os alunos a compreenderem o processo de postura dos ovos, a transformação de larva em pupa e o surgimento dos “Denguinhos”, os filhotes do mosquito, reforçando os conceitos de forma divertida”, destacou Claudia.
GALERIA DE FOTOS
Com base nesse conteúdo, os alunos criaram um mural coletivo para expor as matérias e produções desenvolvidas ao longo do projeto. A turma também iniciou a produção de um jornalzinho escolar, intitulado “Abelhuda”, que será finalizado ao longo do ano com os principais aprendizados e ações realizadas. “Também foram desenvolvidas a apresentação das mascotes, a elaboração de explicações orais sobre o ciclo de vida do vetor e a pintura artística dos personagens criados”, reforçou a professora.
Por fim, a docente contou que a dinâmica foi recebida com entusiasmo pelos alunos, que demonstraram grande interesse pelo tema e participaram ativamente das ações propostas. “As mascotes deram um toque de humor ao trabalho, tornando o processo mais envolvente e facilitando o entendimento dos conteúdos. A iniciativa reforçou a importância do papel das crianças como agentes de combate à dengue dentro da escola e na comunidade”, complementou.