História e uso consciente da tecnologia são destaques em Piraí do Sul
Uso de celulares, videoaula do Vamos Ler – Geração Digital sobre a relação saudável com as redes sociais e imersão no Egito Antigo ocorreram no quinto ano da Escola Maria Flora Scaramella Moreira
Publicado: 04/04/2025, 12:04

O quinto ano da Escola Municipal Maria Flora Scaramella Moreira, em Piraí do Sul, da professora Aline Cássia de Almeida Pinheiro, desenvolveu um trabalho sobre o uso das mídias em sala de aula, com proposta de conteúdo apresentada no efetivo material didático ‘Aprende Brasil’, com tema de estudo as antigas civilizações e o Egito Antigo.
“Os estudantes do quinto ano realizaram a atividade na prática e utilizaram meios digitais para conhecer mais sobre a antiga civilização egípcia e suas transformações com o tempo. A proposta de aula teve como base instrucional a vídeoaula sobre benefícios e malefícios do uso das mídias, o assunto abordado no vídeo disponibilizado pela aRede: ‘Redes Sociais: entenda como ter uma relação saudável’”, aponta a docente.
Na sequência da apresentação e discussão, a educadora questionou os alunos sobre o uso de suas redes sociais, levantando a hipótese da utilização do celular na aula. Com a devida autorização, os estudantes utilizaram os aparelhos e tinham como atividade, na aula de História, construir uma maquete representando o Egito Antigo, com argila.
GALERIA DE FOTOS
“Foram desafiados a fazer registros fotográficos e realizar uma postagem da atividade em suas redes sociais. Todos os alunos possuem conta no Instagram, o que deixou o trabalho ainda mais fácil, a participação foi de 100%. Após esta etapa, em uma teia interdisciplinar, articulando os estudos da Geografia com a exploração do espaço, os estudantes também utilizaram os aparelhos celulares para navegar no Antigo Egito a partir do aplicativo Google Earth, que foi explorado em sala de aula”, elenca a professora.
Aline pontua que os alunos se divertiram, navegando e descobrindo as grandes Pirâmides do Egito por meio da tela do celular, bem como descobriram outras cidades antigas que até hoje despertam a curiosidade de todos. Para os estudantes que não tinham celulares, a docente realizou a projeção na TV, com uso do notebook. “Esta foi uma maneira que encontrei de estar utilizando a ferramenta digital em prol do conhecimento e aprendizagem dos nossos estudantes”, conclui a docente.
Acesse o blog escolar da Escola Maria Flora Scaramella Moreira clicando aqui.