Aula do Brasilcap e Vamos Ler amplia ensino em Rebouças
Com curiosidades sobre o meio ambiente por meio da videoaula da parceria, alunos do quinto ano A da Escola do Campo Imaculada Conceição de Maria puderam explorar a fundo a temática e criar brinquedos com recicláveis
Publicado: 30/10/2024, 14:00
O quinto ano A da Escola Municipal do Campo Imaculada Conceição de Maria, em Rebouças, da professora Marcia Scavinski, desenvolveu uma atividade sobre a reciclagem e sustentabilidade em um trabalho interdisciplinar em Língua Portuguesa e Ciências. A docente destaca que os alunos puderam desenvolver ações do gênero por meio da videoaula do Vamos Ler – Geração Digital em parceria com a Brasilcap.
“O vídeo, que explorava temas como a reciclagem, trouxe entrevistas dinâmicas com repórteres do Grupo aRede, que compartilharam curiosidades sobre o meio ambiente e as editorias nas quais atuam. Após a exibição, realizamos um debate em sala, onde os alunos tiveram a oportunidade de refletir e compartilhar suas impressões sobre os pontos principais do vídeo. Discutimos a importância da reciclagem, do consumo consciente e do impacto dessas práticas para o meio ambiente. Essa conversa fomentou ainda mais o interesse dos alunos pelo tema”, aponta a educadora.
GALERIA DE FOTOS
Marcia elenca que, inspirados pela discussão, os alunos foram desafiados a construírem brinquedos e jogos usando materiais que tinham em casa e recicláveis. Como estavam estudando textos instrucionais em Língua Portuguesa, cada um deles gravou um vlog instrucional para descrever o processo de criação do brinquedo, explicando os materiais utilizados, a importância da reciclagem e cada etapa do processo.
“A atividade foi enriquecedora e significativa. Os alunos puderam exercitar sua criatividade, aplicando o conteúdo de textos instrucionais e promovendo a conscientização ambiental. Depois de finalizar os brinquedos, em sala de aula, elaboramos juntos um roteiro de entrevistas, onde os alunos entrevistaram uns aos outros sobre a importância da reciclagem e mostraram os materiais que produziram. A experiência foi completa e proporcionou um aprendizado profundo e colaborativo sobre sustentabilidade e comunicação instrucional”, conclui a professora.
Acesse o blog escolar da Escola do Campo Imaculada Conceição de Maria clicando aqui.