Consciência no trânsito é tema de ações em classe de PG
Realizando atividades diversificadas, como pesquisas, elaboração de folders e apresentações, o quinto ano da Escola Ecléa dos Passos Horn solidificou conhecimentos e compartilhou informações com a comunidade
Publicado: 30/09/2024, 06:00
Os alunos do quinto ano A da Escola Municipal Professora Ecléa dos Passos Horn, sob a orientação da professora Adrieli Josiane Machado da Silva, desenvolveram atividades focadas na Cultura da Paz e na conscientização sobre a Semana do Trânsito. Segundo a docente, o projeto foi realizado de forma interdisciplinar, abrangendo Língua Portuguesa, Conhecimentos Sociais, Arte e Formação Humana, promovendo a reflexão e o debate entre os alunos.
“A turma iniciou o trabalho com a música ‘Amor e Paz’ da banda Melim, e, após a audição, realizaram uma interpretação escrita e oral, além de uma explosão de ideias sobre ações que podem promover a paz. Na sequência, os alunos assistiram ao filme ‘Red: Crescer é uma Fera’, analisando comportamentos e atitudes que ajudam a manter a calma em situações de conflito”, contou a educadora.
Com a professora de Arte e Formação Humana, os educandos ouviram a história “O Sábio e o Pássaro” e interpretaram o texto. Além disso, discutiram notícias sobre discussões no trânsito, levando o tema para casa como tarefa de diálogo com os pais.
GALERIA DE FOTOS
Em outra etapa do projeto, os alunos confeccionaram instrumentos musicais com garrafas pet e arroz, e foram até outras turmas para apresentar a música trabalhada. “Houve também rodas de conversa sobre trânsito, onde as crianças relembraram a visita à Escola de Trânsito em agosto e refletiram sobre comportamentos necessários para promover a paz no trânsito. Em grupos, eles produziram folders educativos, que foram distribuídos durante uma blitz realizada em frente à escola, em parceria com a Guarda Municipal de Trânsito, conscientizando a comunidade sobre a segurança no trânsito”, destacou Adrieli.
Já no Laboratório de Aprendizagem Criativa (LAC), os alunos pesquisaram no Portal aRede e no Jornal da Manhã sobre acidentes de trânsito, reescreveram reportagens e criaram ilustrações. O projeto foi finalizado com uma roda de conversa, destacando os cuidados que pedestres, ciclistas e motociclistas devem adotar no trânsito.
Por fim, a professora enfatizou que o projeto visou formar cidadãos conscientes, colaborando para a segurança no trânsito e promovendo a paz e a vida. “A blitz "Paz no Trânsito" foi uma ação prática que reforçou essa conscientização, ampliando o impacto para além da sala de aula. Projetos como esse são fundamentais para formar cidadãos mais responsáveis e engajados, preparados para enfrentar as situações da vida em sociedade de maneira ética e consciente”, complementou a docente.