‘Fábrica de Texto’ lida com o imaginário em Piraí do Sul
Proposta de trabalhar elementos da narrativa na produção textual, por meio de cartaz interativo, explorou diversas habilidades dos estudantes do quarto ano da Escola Rural Pedro Solek
Publicado: 18/09/2024, 12:00
O quarto ano da Escola Rural Municipal Pedro Solek, em Piraí do Sul, da professora Katia Kolodisz Ackler, desenvolveu uma atividade sobre os elementos da narrativa na produção textual. A docente explica que na atividade ‘Fábrica de Textos’, foi criado um cartaz interativo que serviu como uma ferramenta de apoio para a produção de textos criativos.
“O cartaz foi estruturado com seções para identificar o personagem herói, o espaço da história, o objetivo do herói e a situação inicial. Os alunos utilizaram o material do cartaz para orientar a criação de seus textos. O objetivo era estimular a imaginação dos alunos e facilitar o processo de escrita, fornecendo um esquema claro e organizado para que pudessem desenvolver suas histórias de maneira estruturada e criativa”, aponta a educadora.
Katia elenca que a ‘Fábrica de Textos’ foi eficaz em apoiar o desenvolvimento das habilidades de escrita dos alunos. “O cartaz ajudou a guiar a produção dos textos e incentivou a criatividade ao fornecer um modelo claro e acessível. Os alunos produziram textos mais coesos e imaginativos, demonstrando uma compreensão mais profunda dos elementos narrativos e aumentando o engajamento com a atividade de escrita”, conclui a professora.