Alunos realizam entrevistas jornalísticas sobre Rebouças
Videoaula do Vamos Ler sobre o Dia do Jornalista inspirou quinto ano A da Escola do Campo Imaculada Conceição de Maria no desenvolvimento de reportagem sobre a história local
Publicado: 17/09/2024, 12:40
O quinto ano A da Escola Municipal do Campo Imaculada Conceição de Maria, em Rebouças, da professora Marcia Scavinski, desenvolveu uma atividade onde os alunos puderam atuar como jornalistas para abordar sobre a história de Reouças, suas pessoas e acontecimentos, por meio de entrevistas. A docente cita que, para trabalhar a temática, a turma pôde assistir à videoaula do Vamos Ler – Geração Digital sobre o Dia do Jornalista, onde explica as características e desafios da profissão.
“Após assistirem ao vídeo, houve uma discussão em sala de aula para apresentar e esclarecer o conceito de entrevista. Os alunos aprenderam sobre as características desse gênero textual, como a necessidade de formular boas perguntas e a importância de ouvir atentamente as respostas, além de compreenderem o objetivo de uma entrevista: obter informações detalhadas e relevantes sobre um determinado tema ou pessoa”, aponta a educadora.
GALERIA DE FOTOS
Marcia elenca que foi lançado o desafio aos estudantes de serem jornalistas por um dia, entrevistando seus familiares sobre o município de Rebouças que celebra 94 anos no dia 21 de setembro (sábado). A professora destaca que os alunos ficaram empolgados com a oportunidade de experimentar o papel de repórteres e conhecerem mais sobre a história da cidade por meio dessa experiência prática.
“Com dedicação, os alunos realizaram as entrevistas e, por meio delas, puderam descobrir histórias fascinantes e detalhes sobre a trajetória do município. O resultado das entrevistas foi excelente, proporcionando um aprendizado profundo e significativo sobre a cidade. Além disso, inspirados pelos relatos dos familiares, os estudantes produziram desenhos de alguns dos pontos mais conhecidos de Rebouças, alguns mencionados nas entrevistas, demonstrando um olhar sensível e artístico sobre o que aprenderam. Essa experiência foi enriquecedora e ofereceu uma nova maneira de os alunos se conectarem com a história local”, conclui a docente.
Acesse o blog escolar da Escola do Campo Imaculada Conceição de Maria clicando aqui.