Trabalho prático mobiliza estudantes em PG
Tendo como tema o combate a desinformação, o quinto ano da Escola Adelino Machado pode compreender a real importância do assunto por meio de atividades em sala de aula
Publicado: 09/09/2024, 06:00
Os alunos do quinto ano da Escola Municipal Vereador Adelino Machado de Oliveira, sob a orientação da professora Fernanda Felex Carneiro do Carmo, participaram de uma atividade criativa que envolveu o uso da matemática para identificar fake news em ofertas e promoções. A educadora contou que ao apresentar o tema, os alunos rapidamente contextualizaram o assunto, compartilhando exemplos do cotidiano familiar sobre a importância de verificar a veracidade das informações.
GALERIA DE FOTOS
A atividade principal realizada pela turma consistiu em analisar contas com valores de promoções fictícias elaboradas pela professora. Os alunos, em duplas, utilizaram calculadoras para verificar a autenticidade dos valores e detectar quais informações eram falsas. Além de identificar as “fake news”, os educandos aplicaram operações matemáticas como adição, multiplicação e divisão, trabalhando também com estimativas e probabilidades.
“Essa abordagem simples e visual, baseada nos conteúdos do projeto Vamos Ler, trouxe uma compreensão prática da matemática no cotidiano, estimulando o pensamento crítico e a atenção dos estudantes frente às informações que recebem”, complementou a professora.