Vamos Ler e IMM auxiliam trabalhos de turma em Ipiranga
Tendo como foco das atividades as quatro emoções base, o quarto ano da Escola de São Braz pode aproveitar o conteúdo especial oferecido pelo maior projeto de educação, mídia e novas tecnologias do Paraná para se aprofundar nos estudos
Publicado: 19/08/2024, 05:20
Os alunos do quarto ano A da Escola Rural Municipal São Braz, sob a orientação da professora Jucimara de Jesus Lima Travensoli, participaram de uma sequência de atividades voltadas para o estudo das quatro emoções base: alegria, tristeza, medo e raiva. Segundo a docente, a escolha da temática foi motivada pela importância de se discutir as emoções que sentimos e como lidar com elas no cotidiano.
As atividades começaram com a exibição da videoaula do projeto Vamos Ler – Geração Digital, em parceria com o Instituto Mundo Melhor (IMM), que introduziu os conceitos sobre as quatro emoções. “O vídeo ajudou os alunos a compreender o papel de cada emoção, como elas se manifestam e a relevância de reconhecer e entender essas emoções em suas vidas”, comentou a educadora.
GALERIA DE FOTOS
Após o vídeo, os alunos participaram de um debate, compartilhando experiências pessoais relacionadas a cada uma das emoções abordadas. “Essa discussão permitiu que os estudantes refletissem sobre como essas emoções influenciam seu comportamento diário. Em seguida, cada aluno foi convidado a escrever uma breve descrição de uma situação pessoal que evocava uma das quatro emoções básicas, incentivando a autorreflexão e a expressão pessoal”, explicou Jucimara.
Para finalizar, os alunos participaram de um quiz interativo sobre as emoções. A atividade foi realizada com o uso de música e uma lata contendo perguntas relacionadas às quatro emoções básicas. Dessa forma, os alunos passaram a lata de mão em mão, e quando a música parava, o aluno com a lata lia uma pergunta em voz alta e a discutia com a turma. Após o quiz, houve uma discussão final onde os alunos refletiram sobre o aprendizado e compartilharam suas percepções sobre as emoções.
“Essa sequência de atividades proporcionou um aprendizado significativo, ajudando os alunos a reconhecer, expressar e compreender melhor suas emoções, contribuindo para seu desenvolvimento emocional e social”, complementou a professora.