Frações têm ensino saboroso em Reserva
Conteúdo matemático teve amplos métodos em sala utilizando receita de pão e contou com degustação dos alunos do quarto ano C da Escola Luiza Almeida Ferreira
Publicado: 07/08/2024, 12:00
O quarto ano C da Escola Municipal Luiza Almeida Ferreira, em Reserva, do professor Bruno José, desenvolveu um trabalho em Matemática sobre as frações com pão. O educador elenca que, sabendo que a fração não é de fácil compreensão no primeiro momento, como um quarto menor que a metade, por exemplo, encontrou-se um método para trabalhar o conteúdo de forma teoria e prática, encontrando no pão o formato ideal.
“Iniciamos nossa atividade com a receita reduzida no quadro. Após isso, os alunos fizeram a razão e proporção para encontrar quais seriam as quantidades necessárias para todos eles. Encontradas todas as quantidades, passamos para a prática, separamos os ingredientes e os alunos colocaram a mão na massa, literalmente. Após a massa quase em ponto de descanso, aproveitamos para dividi-la e nesse momento começamos as explicações de fração”, aponta o docente.
GALERIA DE FOTOS
Bruno mostrou à turma o inteiro (1/1), dividindo para o (1/2), com outra divisão de ambas as partes duas vezes (2/4), mostrando-os essa quantidade e, depois juntando e voltado à metade, com outro lado ainda com 2/4, mostrando que ambos eram equivalentes. A divisão continuou e, em todos os momentos, o professor ia salientado que quanto maior o denominador, menor será a parte.
“Após alcançarmos 32 divisões, peguei quatro pedaços de massa e separei 2/4 para eles, nesse momento perguntei se esses 2/4 eram os mesmos do início do fracionamento e, após alguns apontamentos e diálogo, os alunos concluíram que como as grandezas eram diferentes, esses 2/4 não eram equivalentes aos 2/4 do início da divisão. Após todos os processos, os pães foram assados e os alunos puderam se deliciar com o pão que eles fizeram e que os ajudou a compreender melhor a fração”, complementa o educador.
O docente cita que, ao término das atividades, todos foram capazes de identificar e entender o processo de fração, a ação de fracionar, compreender o uso deste conteúdo matemático no dia a dia, melhorar o entendimento e proporção, além de conseguirem alcançar um dos objetivos iniciais iniciativas, além de verem que o denominador é inversamente proporcional ao tamanho da parte dividida. “Aprender com práticas é sempre muito bom, pois os alunos conseguem ver e entender o uso de seu novo conhecimento na dinâmica diária de suas vidas”, conclui Bruno.
Acesse o blog escolar da Escola Luiza Almeida Ferreira clicando aqui.