Alunos de Castro exploram vida e obra de Paulo Leminski
Videoaula do Vamos Ler – Geração Digital contribuiu para imersão na biografia do autor paranaense, desenvolvimento pessoal do gênero textual e reflexão sobre hábitos nocivos
Publicado: 01/08/2024, 14:00
O quarto ano B da Escola Municipal Professor Bernardo Litzinger, em Castro, da professora Ivonete Aparecida Kuster, desenvolveu um trabalho com a videoaula do Vamos Ler – Geração Digital sobre Paulo Leminski. A docente explica que puderam explorar uma pessoa de ‘multiqualidades,’ onde ficaram surpresos com sua biografia, despertando muita curiosidade dos alunos referente a sua trajetória.
“No ponto de vista deles parecia ser uma pessoa bem sucedida, mas por que deixou se levar pelo alcoolismo? Muitas reflexões foram feitas, que causou admiração pelas suas várias habilidades. Conhecendo um pouco sobre Paulo, suas obras, sua forma poética, seu jeito diferente de se expressar, causou interesse por parte dos educandos, principalmente sobre as poesias, que posteriormente iremos trazer algumas para sala de aula”, aponta a educadora.
GALERIA DE FOTOS
A turma aproveitou o momento para enfatizar o gênero textual biografia, conhecendo sua finalidade e cada aluno fez a sua, pensando de forma precisa nas informações pessoais que poderiam ser descritas. Refletiram sobre habilidades, reconhecendo o conceito e compreendendo as quais se destacam em cada um. Por meio do diálogo, alguns alunos quiseram demonstrar suas habilidades em pequenos grupos.
“Falaram do desenho, da oralidade, movimento/flexibilidade, jogos como o futebol, basquete e muai thai, assim com a dança que já fazem participações nos eventos da escola. Realizaram o desenho do autorretrato de Paulo Leminski. Essa videoaula foi bem valiosa devido às reflexões e ideias que foram compartilhadas, percebeu-se o quanto eles já tem bastante clareza sobre principalmente os vícios que podem ser prejudiciais na carreira de qualquer pessoa. Esse foi o aspecto que ficou bem evidente frente a turma. Conhecer a vida de Paulo Leminski possibilitou, ainda mais, momentos de interação, aprendizado e descobertas”, conclui Ivonete.
Acesse o blog escolar da Escola Professor Bernardo Litzinger clicando aqui.