Turma de Jaguariaíva realiza pesquisas sobre reciclagem de jornais
Jornal da Manhã, objeto de estudo no quinto ano A da Escola Dalva de Azevedo Delgado, mostrou inúmeras utilizações e reutilizações deste meio de comunicação
Publicado: 01/08/2024, 12:40
O quinto ano A da Escola Municipal Dalva de Azevedo Delgado, em Jaguariaíva, da professora Maria Pastora Batista Nenen, desenvolveu um trabalho com a reciclagem de jornais. Segundo a docente, ao trabalharem com o Jornal da Manhã, surgiu uma pergunta se o material poderia ser reciclado e, após pesquisa, descobriram que era possível.
GALERIA DE FOTOS
“Existem maneiras de reciclar jornal. As coleções também aceitam este tipo de material. Existe a possibilidade de fazer doações para coleções ou para interessados em jornais antigos, pois há alguns colecionadores que os guardam em seus acervos, bem como criar novos objetos, como sacolas de papel que substituem o plástico nas embalagens de lixo doméstico. As escolas também podem solicitar este objeto para atividades didáticas em seu cotidiano”, aponta a educadora.
Maria Pastora cita que, a partir da pesquisa, surgiu a ideia de realizar a oficina de reciclagem, onde os alunos puderam criar objetos com o jornal. “Foi muito significativo este trabalho desenvolvido, pois os educandos usaram muitas habilidades no desenvolvimento de um objeto feito de jornal. Os educandos perceberam a importância que o jornal possui, tanto como fonte de informações e sua utilidade após seu uso, e como reutilizar o jornal”, complementa a professora.
Para fechar, a docente lembra que uma pessoa que recicla diariamente os jornais que assina reduz a emissão de 29 quilos de CO² por ano. "Pense se todos os assinantes de jornais fizessem a mesma coisa. Faça sempre o descarte consciente, respeito o meio ambiente. Seja um protetor do meio ambiente", conclui a educadora.
Acesse o blog escolar da Escola Dalva de Azevedo Delgado clicando aqui.