Proposta leva questões socioemocionais a turma de PG
Realizando a elaboração de um jornal escolar mensal, o quinto ano da Escola Ecléa dos Passos Horn pode elaborar todas as etapas do projeto e trabalhar com variadas temáticas ao longo do processo
Publicado: 25/06/2024, 06:00
Os alunos do quinto ano da Escola Municipal Professora Ecléa dos Passos Horn, sob a orientação da professora Adrieli Josiane Machado da Silva, iniciaram em abril um projeto voltado à produção de um jornal escolar com foco no desenvolvimento socioemocional. Segundo a docente, o objetivo do projeto é abordar os cinco pilares da inteligência emocional: conhecer as próprias emoções, controlar as emoções, automotivação, empatia e relacionar-se interpessoalmente.
Adrieli explica que o projeto foi realizado de forma interdisciplinar, abrangendo diversas áreas do conhecimento. “Juntamente com a professora Ândrela trabalhamos as linguagens, a professora Aline Hildebrandt focou nas ciências da natureza, a professora Makelly trouxe a cultura maker e computação básica, e a professora de Educação Física Aline Garcia integrou os esportes ao projeto”, contou.
GALERIA DE FOTOS
A professora também cita a pertinência do projeto, fundamentado nas aprendizagens essenciais definidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), assegurando o desenvolvimento de habilidades práticas, cognitivas e socioemocionais dos alunos.
Durante os meses de execução do projeto, foram desenvolvidas quatro edições do jornal escolar, abordando temas como a tristeza, a alegria, a raiva e a ansiedade. As atividades começaram com histórias contadas pela professora Adrieli, seguidas de pesquisas realizadas pelos alunos sobre o tema em foco. Após retornarem com as pesquisas, os alunos, divididos em grupos, escreviam artigos e realizavam desenhos para o jornal.
As seções de cada edição do periódico incluíram a capa, destacando o tema principal, o espaço público, com resenhas de livro, a parte de cotidiano, com reportagens, e demais espaços temáticos dedicados a temas como tecnologia, saúde, cultura e esporte.
A educadora também destaca que o trabalho desenvolvido será apresentado na II Feira do Conhecimento da Escola, que acontecerá no dia 4 de julho.