Vamos Ler e Brasilcap mobilizam alunos de PG para estudos ambientais
Através da utilização do conteúdo em formato de videoaula, o quinto ano da Escola Kamal Tebcherani realizou uma série de atividades e pode consolidar valiosos aprendizados
Publicado: 14/06/2024, 06:40
Os alunos do quinto ano B da Escola Municipal Professor Kamal Tebcherani, orientados pela professora Cristiane Martins Hilgemberg, visando enaltecer a importância do Dia Mundial do Meio Ambiente assistiram a uma videoaula especial produzida pelo projeto Vamos Ler em parceria com a Brasilcap, focada na importância da sustentabilidade.
Segundo a docente, através do conteúdo, os alunos puderam refletir sobre o tema, despertando o desejo de se tornarem cidadãos conscientes sobre a importância de preservar o meio ambiente e viver numa cultura de respeito e cuidado com os recursos naturais. “Os apontamentos e exemplos abordados no vídeo incentivaram os educandos a assumirem o compromisso de cuidar do meio ambiente, adotando práticas e comportamentos que minimizem o impacto negativo no meio ambiente e promovam o bem-estar social e econômico”, destacou a educadora.
Cristiane também explicou que os educandos assumiram o compromisso de adotar atitudes e comportamentos sustentáveis simples, como pensar na necessidade real ao comprar algo, diminuir o uso de sacolas plásticas, separar o lixo e destinar cada material ao local adequado.
GALERIA DE FOTOS
Para aprofundar a reflexão, foi proposto um trabalho em sala onde os alunos escreveram sobre “O Planeta que eles querem”. “As crianças descreveram muitas ideias positivas, mostrando que precisamos nos preparar para enfrentar desafios ambientais futuros, como mudanças climáticas, escassez de recursos e poluição. Essas produções foram utilizadas para a construção de um painel sobre o Meio Ambiente, com o objetivo de incentivar outros alunos da escola”, explicou a professora.
A turma também demonstrou sua preocupação e conscientização em entrevistas conduzidas pela colega de sala Yasmin Vitória, que assumiu o papel de repórter por um dia. “Eles se divertiram durante as entrevistas, mas também refletiram profundamente sobre o assunto e sobre a postura que pretendem adotar diante dessa problemática, percebendo que todos têm um papel a desempenhar na construção de um futuro sustentável”, contou a docente.
Cristiane ainda ressaltou que implementar atividades e projetos relacionados à sustentabilidade na escola não só beneficia o ambiente escolar, mas também contribui para a formação de uma geração mais engajada e preparada para lidar com os desafios ambientais do futuro.